Você sabe qual é o prato típico de Foz do Iguaçu?

Prato tipico de Foz do Iguaçu, Pirá de Foz
Previous
Next

Foz do Iguaçu possui uma população bastante miscigenada, que foi se formando ao longo dos anos devido a vários fatores da nossa fronteira, entre eles a construção de Itaipu e o comércio com o Paraguai – isso reflete na gastronomia consumida pelos iguaçuenses. 

Fato que atraiu muitos comerciantes de diversas etnias para nossa região. Pessoas de diferentes países e culturas que por aqui chegaram enriqueceram ainda mais nossa história em diversos aspectos. Toda essa diversidade trouxe para Foz do Iguaçu uma culinária bem diversificada. Então você se arrisca a dizer qual o prato típico de Foz do Iguaçu?

Por esse motivo é bem difícil chegar a uma conclusão a respeito de qual seria realmente o prato típico de Foz do Iguaçu, pois nossa cultura tem muitas influências, tanto da imigração dos alemães para o oeste do estado, da colônia japonesa no paraná, e também nossa proximidade com Paraguai e Argentina.

Tentando chegar a um consenso sobre o tema, no ano de 1996 foi lançado um concurso pela secretaria municipal de turismo de Foz do Iguaçu com o intuito de eleger o prato típico da cidade, no qual passaria pela avaliação de representantes da hotelaria e do Turismo local.

O prato eleito como vencedor foi o Pirá de Foz, um peixe do rio paraná o “Surubim”, acompanhado de Purê de Mandioca e arroz com espinafre.  “Pirá” significa peixe no idioma guarani, e superou  os mais de 60 concorrentes e se tornou-se o nosso prato típico. 

 

prato típico de Foz: Pirá de Foz
Pirá de Foz | foto: Uniamérica

Outras comidas típicas de Foz do Iguaçu


Apesar de ser gostoso e feito com ingredientes regionais, muitos moradores da cidade nunca o provaram, e não podemos dizer que tem uma forte ligação com a identidade da cidade. Poderíamos com certeza citar diversos pratos que são popularmente conhecidos e que poderiam facilmente ser considerados nosso prato típico.

Um deles é o Dourado Assado que por  muitos anos foi o peixe mais pescado no Rio Paraná, considerado o tigre do rio paraná é um peixe muito bonito e saboroso. Existia até uma competição por aqui chamada “Pesca ao Dourado” que fez muito sucesso, e muitos  restaurantes da cidade tinham o  peixe como seu carro chefe. Porém com a proibição da pesca ao dourado, devido estar entre as espécies ameaçadas de extinção, diminuiu os lugares onde encontrar esse maravilhoso prato da nossa culinária, mas continua na memória de muitos iguaçuenses que viveram essa época. 

Se você perguntar a qualquer morador de Foz se ele já comeu um shawarma a resposta da grande maioria será: Claro que sim! O shawarma é um lanche de carne ou frango servido no pão árabe, com salada e creme de alho. Foi introduzido pela comunidade árabe de Foz do Iguaçu e você encontra praticamente em qualquer esquina do centro da cidade, além dele existem diversos pratos da culinária árabe que também são maravilhosos.


Não teria como deixar de fora o autêntico churrasco, introduzido devido a migração gaúcha no oeste do Paraná, trouxe para a nossa região essa tradição e hoje temos diversas churrascarias que servem por aqui o autêntico churrasco gaúcho, e algumas até fazem fogo de chão, além dos Centros de Tradição Gaúcha (CTG) que contribuem ainda mais com nossa cultura e culinária.

A gastronomia de Foz do Iguaçu é tão diversificada que seria quase impossível escolher apenas um prato típico de Foz, isso que ainda nem comentamos da culinária japonesa que temos uma grande colônia, chinesa, coreana e italiana que também é muito presente em nossa cidade. Então quando viajar para Foz do Iguaçu, não deixe de provar essas delícias e nos ajude a eleger os sabores da fronteira. 

Essa e outras curiosidades sobre Foz do Iguaçu você pode descobrir no City Tour de Foz do Iguaçu.

6 MARAVILHAS DA GASTRONOMIA iguaçuense que você PRECISA experimentar