Itaipu anuncia volta da iluminação da barragem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Iluminação da Barragem, um dos atrativos mais charmosos do Complexo Turístico Itaipu (CTI), volta a receber turistas a partir do próximo dia 8 de outubro. A reabertura foi anunciada na noite de segunda-feira (27), Dia Mundial do Turismo, em uma cerimônia no Mirante Central. Na ocasião, foram apresentadas as melhorias no CTI, que, até o final do ano, tem a expectativa de retomar o número de visitantes do período pré-pandemia.

“Após exatos 559 dias, nós voltaremos a viver a emoção de contemplar a grandiosidade de Itaipu iluminada por mais de 800 refletores”, anunciou o diretor-superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), general Eduardo Garrido. A FPTI é responsável pela gestão do turismo da Itaipu. “Durante o período que ficamos na reserva”, continuou Garrido, “nós aproveitamos para nos reenergizar e construir as bases para o retorno seguro do turismo”.

A previsão é que, nas férias de fim de ano, a movimentação dos atrativos turísticos da Itaipu volte aos patamares anteriores ao da pandemia. “A Itaipu está preparada para receber os turistas de volta, vamos superar essa crise sanitária e só faremos isso por meio das parcerias das várias instituições que trabalharam juntas durante todo esse período”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general João Francisco Ferreira.

A retomada do turismo já foi sentida no feriado prolongado da Independência, de 4 a 7 de setembro, quando 7.801 pessoas passaram pelos atrativos da Itaipu. O número reflete os esforços do CTI em adotar protocolos sanitários e capacitar os profissionais para promover uma visita mais segura. É também resultado da união de todo o trade turístico, que se preparou para a volta dos turistas com ações como o Capacita Guia e campanhas como a Vem pra Foz!.

“Não há retomada sem segurança sanitária, nenhum europeu ou asiático vai vir para cá sem sentir firmeza nas ações de combate ao coronavírus”, afirmou o vice-prefeito de Foz, Francisco Sampaio, destacando o alto índice de vacinação da cidade e o apoio da Itaipu no enfrentamento da pandemia.