Como reservar hotel sem cair em armadilhas

Previous
Next

Viajantes brasileiros têm o péssimo hábito de só pensar em reservar hotel depois que todo o restante está definido em uma viagem, ou comprar um pacote que já tem hospedagem inclusa, e esse hábito pode fazer muitos viajantes caírem em armadilhas. Veja no texto abaixo, como reservar hotel de qualidade pagando pouco e sem cair em armadilhas.

Novos hábitos, velhos problemas na hora de reservar hotel…

Turismo de longa distância é um hábito relativamente novo para a maioria dos brasileiros. Até pouco tempo atrás, a viagem de boa parte das pessoas que se consideravam “viajantes”, ficava restrita a rotas de curta distância ou “bate e volta” durante os fins de semana e feriados prolongados. Esse viajantes geralmente acabavam optando por destinos possíveis de se alcançar em algumas poucas horas de viagem rodoviária.  

Não é que as pessoas não quisessem viajar para mais longe, mas as passagens aéreas eram inacessíveis para a grande maioria. Transporte aéreo para fins de turismo era considerado “artigo de luxo” e “opção da elite” até pelo menos a metade dos anos 2.000.

Quem não fazia parte da elite, mas queria viajar para mais longe, optava por adquirir pacotes turísticos que incluiam tudo e que, mesmo custando os “olhos da cara”, podiam ser divididos em suaves – e infinitas – parcelas com juros. 

Foi oferecendo esse tipo de pacote – que junta dois ou mais serviços em um – que surgiram muitas das (consideradas hoje) maiores agências de viagem do país.   

Oferecer uma solução “pronta”, destas que não obrigam o viajante a se preocupar com nada, faziam o pacote de viagem parecer vantajoso para o cliente. A vantagem se tornava ainda maior com a possibilidade de parcelamento, mas acredite, essa modalidade sempre ofereceu mais vantagem para a agência… 

 

Quer saber quantas diárias de hotel reservar em sua próxima viagem para Foz do Iguaçu? Clique aqui e veja uma sugestão de roteiro de 6 dias em Foz do Iguaçu.

Reservar hotel: Fuja dos Pacotes Surpresa para não cair em armadilhas

Não existe milagre, e acredite, nenhuma agência de viagens trabalha de graça. Pacote, nada mais é que a junção de Passagem Aérea + Hospedagem + Serviços Locais. Pacotes tem prós e contras, e o “pró” que mais chama a atenção dos viajantes geralmente é a vantagem econômica.

Muitos viajantes que só analisam o valor final do pacote, o que consideramos um grande erro. Mas se você não observar alguns fatores importantes, pode facilmente cair numa verdadeira cilada onde literalmente o barato pode sair bem caro.

Verificar a idoneidade da empresa que está oferecendo o pacote, por exemplo, é de suma importância, principalmente quando se está planejando uma viagem que ocorrerá a longo prazo. Solicitar a descrição completa dos produtos e serviços que compõem o pacote é o segundo passo, mas esse, possivelmente, será o mais complicado de conseguir.

Complicado porque, ao precificar cada um dos itens, a agência criadora do pacote provavelmente estaria lhe entregando “o pulo do gato”. O valor abaixo do normal para um item que você considera de alto custo, certamente iria lhe fazer questionar a qualidade do produto ou serviço.

Armadilhas aéreas

Passagem aérea costuma ser o item mais caro em um pacote de viagem, mesmo nos dias atuais. Ao solicitar a precificação de todos os itens do pacote e se deparar com um valor abaixo do mercado no item “passagem aérea” verifique se:

1- O voo é direto da sua cidade até o destino da viagem e vice-versa. Valores baratos podem ser indício de voos com diversas conexões, algumas totalmente absurdas como uma com a qual nos deparamos dias atrás. O voo saia de São Paulo com destino a Foz do Iguaçu, mas tinha uma conexão com espera de 08h em Brasília antes de finalmente seguir para Foz do Iguaçu. Neste caso, o viajante perderia um dia inteiro do total de seus 05 dias de pacote apenas em deslocamentos.

2- Se o horário dos voos de ida e volta não comprometem parte de sua experiência de viagem. Quando você compra um pacote de viagem, geralmente a agência calcula seus “dias turistando” a partir do dia do embarque. O que muita gente não percebe, ou só percebe tarde demais, é que alguns voos possuem horário ingratos que fazem você chegar ao destino apenas para passar a primeira noite no hotel e fazem você sair do destino antes mesmo de poder curtir o café da manhã do hotel no último dia. 

 

3- Se todas as taxas de embarque estão inclusas no valor do pacote. Sim meu amigo, as taxas de embarque são salgadas e, a depender de quantas pessoas estão inclusas neste seu pacote, esse “valor extra” que você precisará desembolsar, pode custar até mais caro que muitas outras coisas dentro deste pacote.

Dormindo no desconforto da armadilha

Agora, quando o valor baixo se refere a hospedagem, muitas vezes, os criadores do “pacote surpresa” até colocam a informação em algum lugar do descritivo do pacote, estrategicamente escrito em letras miúdas e escondido entre uma imagem maravilhosa do destino e outra.

Acontece que essas informações, embora escritas em letras miúdas, podem representar boa parte do grande valor do desconto que você supostamente conquistou ao adquirir o pacote. Veja abaixo um exemplo de “letra miúda” muito comum em sites de reservas que vendem pacotes pela internet. 

 

*Valor referente ao hotel “XYZ Palace” ou equivalente.

 

Acredite, se eles venderem a quantidade de pacotes que pretendem colocando esse valor “imbatível”, você vai se hospedar no “equivalente” e leia-se por “equivalente” o que estiver disponível na data da viagem. 

Você consumiu todas aquelas fotos maravilhosas do “Hotel XYZ Palace”, mas quando chegar ao destino, vai ser acomodado na “Pousada do ABCD” e não vai poder exigir nada, já que a cláusula da “equivalencia” estava descrita na oferta, mas você não leu. 

Veja na imagem abaixo um exemplo entre milhares disponíveis no site “Reclame Aqui” de viajantes que não se atentaram às letras miúdas:

Imagem: Reprodução do site Reclame Aqui. Nomes dos estabelecimentos foram suprimidos em nossa edição.

O que os olhos veem, o bolso sente… Cuidado com essa armadilha

Um dos métodos mais clássicos utilizados por sites e agências virtuais para convencer os viajantes sobre a qualidade do hotel,  é o da edição de imagens. Sites ou agências usam fotos totalmente editadas para “deixar mais atraente” desde os quartos à área comum e até mesmo fotos de fachada, área externa e entorno de hotéis. 

Reservar hotel pelas fotos? Anos atrás, um site especializado em turismo chamado “Oyster.com” decidiu fotografar cenários exibidos em sites de reserva de hotéis e comparar as fotos reais de hotéis em várias partes do mundo com as divulgadas pelos sites. 

Os editores do site descobriram que as imagens de praias paradisíacas e ambientes luxuosos são, em grande parte, falsas ou retocadas com programas de edição de fotos.

Em alguns casos, nem mesmo os postes de iluminação ou de sinalização foram poupados e desapareceram misteriosamente nas fotos de divulgação dos sites de reserva de hotel. Já em outros casos, objetos de luxo foram inseridos nas imagens de quartos, apesar de não fazerem parte da decoração original.

Veja abaixo alguns exemplos do “retoque”com fator extra de convencimento na hora de reservar hotel:

Reserva de hotel e restaurante que não atingiu a expectativa

Reserva de hotel que não atingiu a expectativa criada pela imagem

O óbvio, nem sempre é óbvio

E quando você acha que verificou tudo e que não há mais para reservar o hotel, como ser pego de surpresa…

O baixo valor oferecido pelos “criadores de pacotes surpresa” acaba fazendo com que hoteleiros aceitem retirar serviços consideras “extra” para baratear o custo de hospedagem. Essa subtração acabou criando subcategorias, exclusivamente para quem adquire hospedagem via sites de reserva, de compras coletivas e buscadores e não incluem todos os serviços disponíveis no hotel. 

Imagine chegar a um hotel e descobrir que sua reserva não lhe dá direito a toalhas de banho ou de rosto. Não, isso não é ficção. A chegada das grandes redes de hotelaria econômica e o aumento da concorrência com a entrada dos Airbnb na disputa pela hospedagem, fez com que hotéis de categoria 3 estrelas ou superior buscassem oferecer serviços diferenciados para quem busca economia. 

Com isso, acabaram criando subcategorias dentro dos hotéis, e a depender da subcategoria, sua experiência dentro de um hotel 3 estrelas ou superior pode ficar restrita ao uso da cama e do banheiro. 

As restrições vão do clássico “café da manhã não incluso” ou “não inclui frigobar e internet no quarto” ao absurdo “não inclui serviço de camareira, roupa de cama, banho, estacionamento e segurança (pago à parte, obrigatório). 

 

Não acredita? Veja abaixo imagem reprodução dos Termos e Condições de Hospedagem de um Hotel & Pousada do litoral norte de São Paulo que os turistas encontram na hora de reservar hotel: 

Reprodução de Termo de Condições de Hospedagem
Termo de condições de hospedagem com regras especiais para sites de reserva de hotel

Como reservar hotel em Foz do Iguaçu sem cair em armadilhas

Cientes de todos os perrengues enfrentados por turistas que não se atentam às “letras miúdas” dos sites de reserva, a Loumar Turismo vem inovando na forma de vender diárias de hotel em Foz do Iguaçu. 

Através de suas redes sociais no Instagram, Youtube e Facebook a Loumar Turismo promove lives como a Loumar na Rua onde mostra hotéis e atrativos ao vivo para ajudar viajantes que tenham dúvidas sobre as acomodações e serviços oferecidos pelo meio de hospedagem. Assim fica fácil de reservar hotel.

No canal da empresa no Youtube, o viajante ainda pode assistir a vídeos completos de reviews feitos pelos próprios funcionários da agência, que se hospedam durante um fim de semana no hotel para ter opinião própria sobre a experiência de hospedagem. 

Também através de suas redes sociais, a Loumar coloca os “hoteleiros” (os donos dos hotéis) diretamente em contato com futuros hóspedes. É possível tirar todas as dúvidas e ainda fazer a negociação direta e ao vivo. 

A Loumar Turismo também promove anualmente seu Feirão de Hotéis, onde os principais hotéis da cidade oferecem desconto exclusivo para compras de diária antecipada, oferecendo vantagens e upgrades para os viajantes. O próximo Feirão de Hotéis acontece do dia 14 a 17 de outubro de 2021 e você pode participar se inscrevendo na lista VIP.

As reservas de hospedagem feitas durante o Feirão de Hotéis são para uso entre o fim da promoção e até 30/06/2022. 

Contato dos Especialistas em Foz para você reservar hotel em Foz sem cair em nenhuma armadilha
Você também pode entrar em contato diretamente com os especialistas da Loumar Turismo e conquistar as diárias nos melhores hotéis de Foz do Iguaçu em qualquer data através do Whatsapp Oficial da Loumar.