Aberto ou Fechado? Como anda Foz do Iguaçu na Retomada do Turismo

Previous
Next

[Última atualização: 19/04/2021] 

Quase um ano após a retomada do turismo em Foz do Iguaçu, e após uma sequência interminável de “tá aberto!” e “tá fechado!”, ainda há muitos viajantes com dúvidas sobre a real situação dos atrativos turísticos na região da “Tríplice Fronteira”, por isso, resolvemos atualizar esse texto, originalmente postado em agosto de 2020, e seguiremos mantendo-o atualizado, portanto, salve esse link entre os seus favoritos para consultas futuras.

Clique aqui e faça parte de nossos grupos no WhatsApp

A vontade de voltar a receber turistas fez com que muitas cidades, incluindo a nossa, fizessem um esforço hercúleo para derrubar a curva de contágio, mas ela foi, e vem sendo, mais persistente do que nós imaginávamos quando demos início à campanha do distanciamento social.

Agora, porém, já faz algum tempo que a cidade vem alcançando uma curva decrescente e se sentindo segura para dizer que podemos receber (cumprindo todos os inúmeros protocolos sanitários, claro) os turistas brasileiros e estrangeiros. 

No quesito dos “decretos” que vem fazendo muitas cidades seguir mantendo uma sequência desastrosa de “abre e fecha” por todo o Brasil, Foz do Iguaçu finalizou 2020 e iniciou 2021 dando uma verdadeira aula de gestão dos protocolos sanitários sem paralisar sua economia. 

Quando foi preciso, a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu implementou protocolos mais rígidos, porém, nenhum deles chegou a impedir o funcionamento do setor que mais gera empregos e renda na cidade, o turismo. O modelo, aliás, vem sendo mais do que aprovado por turistas que frequentam a cidade desde sua reabertura em 2020.  

Pelo lado paraguaio da fronteira, desde que promoveram a reabertura da fronteira com o Brasil, ainda em 2020, não houve mais menção à possibilidade de fechamento. O governo do Paraguai, aliás, já fez questão de deixar claro, mais de uma vez, que não existe a menor possibilidade de novo fechamento de fronteira com o Brasil. 

Os mesmos protocolos adotados em Foz do Iguaçu, já foram adotados em Ciudad Del Este em ocasiões que o governo julgou necessário e nenhum deles chegou a impedir o turismo de compras ou a entrada de brasileiros no país. 

Não há, por parte do governo do Paraguai, nenhuma exigência de apresentação de exame PCR, seguro saúde e ou obrigatoriedade de cumprimento de quarentena para os brasileiros que querem apenas fazer compras no país.

A abertura da fronteira com a Argentina segue sendo uma incógnita. O governo da Argentina acredita em uma reabertura apenas quando o país estiver com pelo menos 50% de sua população vacinada, o que, a julgar pela velocidade com que as vacinas vêm sendo distribuídas por lá, pode demorar muito mais do que o menos otimista dos especialistas em relações exteriores havia previsto.  

Do lado de cá, vamos bem, e se você está preocupado, com viagem marcada para Foz do Iguaçu, querendo saber o que está aberto e o que está fechado, veja abaixo uma lista com os principais atrativos de Foz do Iguaçu e sua atual situação. Salve essa postagem nos seus favoritos pois estaremos atualizando essa lista sempre que o status de algum dos atrativos mudar.

ATRATIVO SITUAÇÃO OBSERVAÇÕES
PQ. NACIONAL DO IGUAÇU CATARATAS DO IGUAÇU ABERTO De terça a domingo, com limitação de 525 pessoas p/hora.
RESTAURANTE PORTO CANOAS ABERTO De terça a domingo. O novo cardápio, disponível desde o início de abril, oferece uma diversidade de porções e pratos à la carte.
MARCO DAS 3 FRONTEIRAS ABERTO De terça a domingo, das 15h às 22h com capacidade de até Mil pessoas simultaneamente.
RESTAURANTE CABEZA DE VACA ABERTO De terça a domingo, das 15h às 22h oferecendo porções e pratos à la carte.
ITAIPU PANORÂMICA ABERTO De quarta a segunda, das 09h às 16h com capacidade reduzida a 50% de ocupação dos ônibus.
ITAIPU ESPECIAL FECHADO
REFÚGIO BIOLÓGICO ABERTO De quarta a domingo, das 09h às 16h com capacidade reduzida a 50%.
ECOMUSEU DE ITAIPU ABERTO De quarta a domingo, das 09h às 16h com capacidade reduzida a 50%.
ITAIPU ILUMINADA FECHADO
IGUASSU CITY TOUR FOZ ABERTO Operando às terças, quintas e sábados com embarque na Av. Brasil às 15h00 e retorno às 20h30.
IGUASSU CITY TOUR ARG FECHADO Volta a operar com a reabertura da fronteira com a Argentina.
IGUASSU CITY TOUR ITAIPU FECHADO Volta a operar em breve.
IGUASSU CITY TOUR M3F FECHADO Volta a operar em breve.
IGUASSU CITY TOUR CDE ABERTO De segunda a sábado (consulte seu especialista em Foz para verificar horário de embarque).
EXPEDIÇÃO AGUARAY ABERTO De terça a domingo, com saída manhã e tarde. Limitado a 10 pessoas por saída.
KATTAMARAM 2 ABERTO Saídas para almoço e pôr do sol, diariamente. Limitado a 75 pessoas por saída.
DREAMS MUSEU DE CERA ABERTO De quarta a segunda, das 09h às 18h (bilheteria fecha às 17h30) limitado a 120 pessoas por hora.
DREAMS VALE  DINOSSAUROS ABERTO De quarta a segunda, das 09h às 18h (bilheteria fecha às 17h30) limitado a 120 pessoas por hora.
DREAMS ICE BAR ABERTO De quarta a segunda, das 10h às 18h (bilheteria fecha às 17h30) limitado a 120 pessoas por hora.
DREAMS MOTOR SHOW ABERTO
DREAMS MARAVILHAS DO MUNDO ABERTO De quarta a segunda, das 10h às 18h (bilheteria fecha às 17h30) limitado a 120 pessoas por hora.
MACUCO SAFARI ABERTO De terça a domingo, limitado a 50% da capacidade.
RAFAIN CHURRASCARIA SHOW ABERTO Atende para almoço e jantar.
BLUE PARK ABERTO De sexta a domingo, das 10h às 18h.
PARQUE DAS AVES ABERTO De terça a domingo, das 09h às 16h30.
TEMPLO BUDISTA CHEN TIEN ABERTO De segunda a sábado, das 09h30 às 16h20.
MESQUITA MUÇULMANA OMAR IBN AL-KHATTAB FECHADO Previsão de retorno para setembro.
CHURRASCARIA BÚFALO BRANCO ABERTO Atendendo diariamente para almoço e jantar com sistema de rodízio. Limitado a 50% de lotação.
FREE WALK TOUR ABERTO Passeio gratuito, organizado por guias de Foz do Iguaçu com saídas todos os domingos (se não chover), às 08h da Praça do Mitre.
CAFÉ COM PASSAGEM ABERTO Neste mês, o café e o espaço de coworking funcionam de segunda a sexta, das 10h às 19h e aos sábados o atendimento vai até as 13h.

 

Hotéis em Foz do Iguaçu estão retornando, acompanhando o crescimento da demanda de hóspedes. Indústria e setor de prestação de serviços vem funcionando normalmente, obedecendo todas as regras sanitárias impostas pelo estado do Paraná e município de Foz do Iguaçu. Restaurantes, Fast Foods e deliverys estão autorizados a funcionar até a meia noite, desde o início de agosto. Bares, antes impedidos de funcionar, agora seguem as mesmas regras de atendimento dos restaurantes.

A cidade também está começando a receber eventos, especialmente adaptados para esse momento de distanciamento social. Para ficar por dentro de todos os eventos, acompanhe o Portal Clickfoz.

Para reservar esses e outros passeios em Foz converse com um dos Especialistas em Foz do Iguaçu.