Turismo e café andam juntos em Foz do Iguaçu

Previous
Next

O Destino Iguaçu oferece uma gama de atividades turismo e lazer que vai além dos atrativos turísticos. Um exemplo é o Walk du Café, que oferece visitas em cinco cafeterias no centro da cidade para degustação de café de diferentes regiões do Brasil. Através de rápidos laboratórios, as pessoas aprendem sobre a forma adequada de se preparar o café, além de conhecer a cultura, locais, costumes e um pouco da história de Foz do Iguaçu.

Já se sabe que o café é uma das bebidas preferidas dos brasileiros e também uma das mais estudadas no mundo. No entanto, cada consumidor tem sua preferência, seja pelo mais forte e amargo, mais ácido, com notas sensoriais ou simplesmente um café com gosto de café.

Grupo do Walk du Café recebem instruções de técnicas de café no Café com Passagem

A ideia foi do gerente de marketing, Garon Piceli, que depois de uma viagem ao sul, resolveu colocar no papel o passeio que une caminhada com cafeterias, que estão em alta em Foz do Iguaçu e revela que mais passeios diferentes assim estão para ser estreados em breve. “Temos um projeto de passeios de caminhada em Foz, como o Free Walk Tour  – que acontece nas principais cidades turísticas do mundo, e agora o Walk du Café. Em breve estamos planejando uma caminhada nas cervejarias da cidade e também nos butecos”, conta Garon.

O Walk du Café passa por cinco cafeterias para degustação dos melhores cafés e oferece uma experiência sensorial diferenciada.

Os turistas Thiago Ceribelli e Renata do Carmo aproveitaram a vista a Foz do Iguaçu para fazer o delicioso passeio pelas cafeterias, a fim de vivenciar esta experiência sensorial. 

O casal foi guiado por André Luiz, do Iguassu City Tour, que no percurso de aproximadamente três horas e meia, fez uma breve explanação, que foi desde a descoberta do café até os dias atuais.

A primeira visita foi na Pop Art Café, cafeteria vegana e o grupo degustou um delicioso café orgânico e cobertura de chantilly vegano, feito a partir da água do grão de bico, salpicado com cravo ou canela. A surpresa ficou por conta de uma porção de pizza vegana, cortadas em pequenas fatias, para acompanhar a degustação.

Durante a caminhada, o guia André vai contando um pouco sobre a cultura, costumes e sobre os nomes de personagens históricos, que batizaram as ruas mais antigas da cidade, como Edmundo de Barros e Almirante Barroso. Também Sobre a Avenida Brasil e Juscelino Kubitscheck, que fazem parte do percurso a Pop Art e a cafeteria Café com Passagem.


O Café com Passagem alia cafeteria, coworking e agência de viagens emissiva. O local surpreende pelo ambiente despojado, tranquilo e elegante. Na cafeteria, o grupo degustou o café, que é considerando o melhor do mundo e produzido pela Família Alonso/MG. Também foram surpreendidos por tutorial de como se preparar essa deliciosa bebida, produzida com cafés especiais. NO final, o casal ganhou um copo especial para continuar saboreando o café.

A próxima cafeteria foi a Mr Cake, onde se experimentou um café preparado de acordo com o costume da cultura árabe. Além de receber uma aula sobre o Líbano, país de origem do casal de anfitriões, também contou que o café árabe não é coado, mas colocado dentro de um bule e depois a água na temperatura apropriada. Para servir, deve-se despejar lentamente na xicara para borra não sair junto. Para acompanhar, foi servido um bolo de açafrão com pistache, produzido ali mesmo.

A próxima confeitaria tem um apelo mais esportivo, inspirados nas cafeterias da Holanda. No ambiente se encontra lanches, bicicletas, roupas e acessórios sobre o esporte. A Noves Bike Café está bem no centro da cidade e reúne um público diversificado, que vai do ciclista, até os amantes do café. O Anfitrião também faz uma apresentação da forma correta de se extrair o melhor café.

A última cafeteria do roteiro é a Boutique de Café. Esta oferece o produto que vem da própria fazenda, que fica no interior de São Paulo, bem como os cafés especiais fermentados. O barista começa a explanação mostrando os pés de café, carregados de grãos, que estão plantados na frente da cafeteria. Durante o pequeno laboratório, é mostrado a torra, a moagem e a forma correta de se preparar o café. O barrista diz que o importante é não deixar a água ferver, pois vai queimar o pó de café, e deve-se colocar em etapas com intervalos de 30 segundo, até finalizar a quantidade desejada.

O roteiro Walk du Café é muito interessante. Além de degustar a segunda bebida mais consumida pelo brasileiro, se aprende sobre a história, como preparar e diferenciar um bom café. Nesse roteiro turístico, os turistas também têm a oportunidade de conhecer o centro de Foz do Iguaçu, conferir o comércio, onde estão os restaurantes e conviver rapidamente com os moradores da cidade.

Serviço
Dias e horários de saída:
Segundas, quartas e sextas-feiras: das 15h às 18h30
Saídas: Rua Edmundo de Barros, 157 –
Telefone: (45) 3026-4001
https://iguassucitytour.com.br