Conhecendo Foz do Iguaçu como um local

Previous
Next

Muita gente vê Foz do Iguaçu somente com Cataratas e Itaipu, e aquela dúvida do que fazer além disso, ainda norteia alguns turistas.

Em outro post aqui no Blog, eu falei um pouco sobre transportes e as formas para se locomover em Foz do Iguaçu. Não viu? Então clica aqui pra dar uma lida. 

Agora que você já tem embasamento por conta do outro texto e já tem diversas opções sobre transportes, eu vou falar um pouquinho do que dá pra aproveitar na cidade além do clichê Cataratas, Parque das Aves, Compras no Paraguai e Itaipu. Mas não vou falar sobre turismo não, vou falar sobre aproveitar Foz do Iguaçu como um local. Informações privilegiadas e muito úteis que não se encontra em pesquisas na internet, pois só um verdadeiro morador saberia te contar. Esse texto aqui é perfeito pra você que adora se integrar com o ambiente da viagem, conhecer gente nova e a cultura local. 

Então vamos lá!

A primeira dica que eu dou é: descubra a agenda local e vá em festas realizadas em hostels da cidade. O site de notícias Clickfoz, por exemplo, publica toda quinta-feira a Agenda Cultural, com as principais atrações que rolam na cidade. As festas aqui nos hostels da cidade costumam ter coletivos de brechós, exposições de artistas, food trucks, bandas e diversão garantida. É um ótimo lugar para trocar experiências e conhecer a galera da cidade ou outros turistas. No final, vocês podem até se tornar colegas em uma outra viagem. Já aconteceu comigo e pode acontecer com você também!

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Tetris Hostel at Iguassu Falls (@tetriscontainerhostel) em

 

Outro lugar delícia para aproveitar uma manhã agradável é a Feirinha da JK, que acontece todos os domingos na avenida que dá o seu nome: Juscelino Kubitschek. Na extensão de toda a pista da avenida, é possível encontrar barraquinhas de produtores locais que vendem suas delícias, provar o Bubble Tea feito por coreanos  que vivem na cidade há anos, ou comer um delicioso pastel com caldo de cana, que é o mais disputado no local. Na extensão da feira você vai caminhar ao lado de muitos doguinhos. As pessoas costumam levar seus pets para se divertirem lá e muitas vezes tem até barraquinhas de adoção. Depois, você pode descansar na grama que fica por ali mesmo e talvez ter a sorte de assistir alguma apresentação aleatória que sempre rola no gramadinho. Esse lugar é só amor. ❤

 

 

Outra feira muito bacana é a da Soulorgânico, que acontece sempre às quintas-feiras no bairro Vila Yolanda, em uma casinha de madeira super fofa e aconchegante. Lá, tem venda de produtos de produtores locais, sendo tudo orgânico, tem também oficinas com assuntos dentro desse tema, como alimentos que curam, bioconstrução, jardinagem e tem a possibilidade de provar algumas delícias lá mesmo e trocar experiências, pois é uma das melhores coisas que o local proporciona. Atualmente o local está em obras, e está em funcionamento apenas as oficinas, mas a feirinha abrirá novamente no final do ano (2019), no verão. 

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por SouLocal (@soulocalbr) em

 

Saindo do roteiro das feirinhas, recentemente, uma das avenidas mais bonitas de Foz, a Avenida Paraná, foi bloqueada para o tráfego de veículos aos domingos, das 8h às 13h. Agora, com o espaço liberado, os moradores da cidade fazem suas atividades físicas e exploram o local com várias outras atividades. É uma boa passar por lá e dar uma relaxada ou fazer seu exercício, se você é um daqueles que não abandona a atividade física nem na viagem.

 

Agora, vamos para outro lado da cidade. Já ouviu falar do CEAEC? Se você é curioso e adora ter novas experiências, então é um lugar que você precisa conhecer. O CEAEC é o Centro de Altos Estudos da Conscienciologia. É um espaço voltado à autopesquisa e autoconhecimento. Fica localizado no bairro Cognópolis, ao lado do hotel Mabu Interludium. Mantido por cerca de 800 pesquisadores de várias partes do mundo, o CEAEC destaca-se com suas atividades de dinâmicas e cursos de imersão parapsíquica, laboratórios de autopesquisa e diversas atividades realizadas pelos pesquisadores. Interessante, não é mesmo? O local é aberto ao público em geral e gratuito para visitação. 

 

 

Em outra extremidade, na Vila A, temos o Gramadão. Como o nome já diz, um enorme gramado, que serve para diversas famílias curtirem um final de tarde tranquilo. Além do lindo pôr-do-sol que você pode ter a sorte de ver por lá (pois o local fica em um ponto alto da cidade), é possível ficar na dúvida na hora de escolher o que comer por conta de tantos food trucks ao redor do gramado. Mas se sua vontade não for de comer nos carrinhos, não tem problema, próximo dali, é possível tomar um café em uma das cafeterias mais charmosas da cidade, a Grãos e Gente, ou ir provar uma pizza deliciosa em uma das pizzarias com o cardápio mais variado da cidade, a Dom Garcia. Hmmmm, deu até uma fominha, não deu?

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Milner Alvarenga (@milneralvg) em

 

E os bares de Foz do Iguaçu? Não dá pra deixar de fora. Começaremos pela Av. Jorge Schimmelpfeng, que é a mais badalada e gastronômica. Vou listar aqui apenas algumas opções que você encontra por lá:

  • ParkFoz Steakhouse: É o lugar perfeito pra quem ama carnes. O menu tem muita opção de carnes nobres.
  • Rock Falls: Anexo ao ParkFoz, o Rock Falls tem 25 tipos diferentes de chopp artesanal e sempre rola uma bandinha de rock fazendo um som leve.
  • Capitão Bar: É um bar que costuma ter música ao vivo ou dj, com um estilo mais mais alternativo, tem um cardápio bem variado e ótimos drinks. 
  • Rafain Chopp: O Rafain Chopp costuma atrair bastante turistas e tem sempre música ao vivo no ritmo sertanejo. 
  • Taj Bar: Com uma gastronomia indo-asiático e comida japonesa, o Taj também traz dj’s e as vezes rola uma baladinha no local.

Se ficou curioso, é só dar um pulinho no nosso Vlog. Lá, você vai encontrar vídeos sobre alguns destes bares e restaurantes. Dá uma olhadinha neste que a Thallen fez lá no ParkFoz:

 

Pulamos agora para a Av. das Cataratas:

 

  • Eden Steak Garden & Chopperia: Lugar animado, com gente jovem e um cardápio todo original, além da ótima carta de chopp artesanal. 
  • Zeppelin Old Bar: Um pub super bacana, com cardápio sensacional. Tem atrações todos os dias, menos no domingo e segunda-feira, quando o pub está fechado. Dica: tem promoção no cardápio nas terças-feiras.
  • Falls Food Park: Literalmente uma praça de alimentação ao ar livre, mas coberta, então não se preocupe se estiver chovendo. No Falls Food Park você encontra vários containers que vendem diversos tipos de comida. Um lugar bem familiar e ótimo pra quem está com criança, por conta do Espaço Kids.

 

Aqui, um vídeo mostrando um pouquinho do Falls Food Park:

 

Ufa! Por hoje é só!

Espero que tenham gostado das dicas. Foz do Iguaçu é uma cidade preparada pra te agradar de todas as formas e tem opção pra todo mundo. Nada melhor do que viajar e conhecer a cidade além do turismo.

E se pegar algumas das dicas que eu dei nesses texto, não esquece de contar pra gente o que achou. Vamos esperar seu feedback!

Procurando por fotógrafo em Foz do Iguaçu?