Conheça a Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu

Previous
Next

A Usina Hidrelétrica de Itaipu oferece um complexo turístico inteiro para você conhecer em Foz do Iguaçu.

Muito além dos cartões-postais, Foz do Iguaçu é um destino repleto de atrações turísticas variadas e para todos os gostos.

A cidade, localizada no extremo oeste paranaense, é reconhecida por suas fronteiras, paisagens e pela maior usina do mundo em geração de energia limpa e renovável, a Usina Hidrelétrica de Itaipu.

E como também era de se esperar, a Usina de Itaipu vai além de ser uma obra-prima da engenharia moderna ao oferecer um complexo turístico preparado para atender milhares de visitantes diariamente, entregando atrativos sempre repletos de cultura, emoção e muita energia!

Listamos os principais passeios oferecidos pelo Turismo Itaipu para você conferir assim que chegar aqui na tríplice fronteira. Confira:

Como é o passeio Itaipu Panorâmica

Essa é uma ótima opção para quem quer ter uma visão geral da Usina Hidrelétrica de Itaipu e quer conhecer a história e algumas curiosidades sobre a construção desse monumento da engenharia moderna.

Após adquirir o ingresso, o passeio tem como ponto de partida o Centro de Recepção de Visitantes, onde é feito o embarque no ônibus que conta com áudio-guia e monitores de turismo para sanar quaisquer dúvidas.

O trajeto é feito por toda área externa da usina, passando por pontos importantes, como a Avenida dos Condutos Forçados (os famosos tubos brancos de Itaipu) e o topo da barragem.

Além disso, é realizado paradas com desembarque no Mirante Central e no Mirante Vertedouro, perfeitos para registrar esse momento com belíssimas fotos.

Voltado para todas as idades, o Itaipu Panorâmica acontece todos os dias das 08h30 às 17h, e tem duração aproximada de 1h10, ou seja, perfeito para quem quer um atrativo rápido, mas emocionante, cheio de conteúdo e de belas paisagens.

Conheça também o passeio Itaipu Especial

Se a intenção é ter uma experiência mais técnica e detalhada, o passeio Itaipu Especial é a opção perfeita para isso. Esse atrativo é um mergulho no interior da Usina Hidrelétrica de Itaipu, e um dos mais procurados por quem visita o Complexo Turístico de Itaipu.

Com paradas dentro e fora da usina, o percurso é feito em um ônibus panorâmico, com guias em português, inglês e espanhol, que fornecem informações e curiosidades sobre os pontos visitados.

O passeio tem sua primeira parada no Mirante Central, de onde é possível ter uma visão panorâmica da barragem. De lá, o ônibus passa pelos Condutos Forçados e faz sua segunda parada, de onde segue-se para a Sala de Comando Central, onde são controladas e monitoradas as operações de geração e transmissão de energia.

Os próximos destinos são a galeria dos geradores e uma parada para observar bem pertinho um eixo de uma das turbinas em pleno funcionamento.

O Itaipu Especial finaliza com sua última parada no topo da barragem, a 225 metros acima do nível do mar, com uma vista emocionante da imensidão do Lago de Itaipu.

Com aproximadamente 2h30 de duração, o Itaipu Especial ocorre todos os dias e você pode comprar seu ingresso online, pois há uma limitação de pessoas por horário. Por se tratar de uma área industrial, não é permitida a entrada de menores de 14 anos, mesmo que acompanhados dos responsáveis.

Um show de turismo no Itaipu Iluminada

Já imaginou como seria ver a Usina Hidrelétrica de Itaipu iluminada à noite? Essa é a proposta dessa experiência única e inesquecível chamada Itaipu Iluminada.

O passeio Itaipu Iluminada é uma oportunidade de conhecer a grandiosidade da usina sob uma nova perspectiva. Esse encantador espetáculo de luzes e cores que ilumina as estruturas da barragem é acompanhado de um show de músicas da região trinacional em homenagem ao herói barrageiro, personagem principal da construção da usina. E possui a opção de ser expandido para uma categoria especial, no qual conta com um delicioso jantar no Restaurante Barrageiros.

O Itaipu Iluminada é destinado para todas as idades e funciona às sextas-feiras e sábados, às 19h. Ao adquirir seu ingresso, há a opção de comprar o passeio com o jantar incluso, chamado de Itaipu Iluminada — Especial.

Itaipu Refúgio Biológico

O Refúgio Biológico Bela Vista é uma oportunidade única de entrar em contato com a fauna e flora, símbolos da biodiversidade brasileira. Além de se divertir e se emocionar, você também aprenderá sobre a importância da conservação ambiental e o papel da Itaipu Binacional na área ambiental.

O passeio também faz parte do Complexo Turístico de Itaipu e é uma experiência guiada por monitores que explicam sobre a história, a missão e as curiosidades do refúgio. O trajeto é quase todo feito a pé por uma trilha de 2 quilômetros, onde ações de conservação, como uma parada para plantar uma árvore nativa, são realizadas. A caminhada estende-se até o zoológico do Itaipu Refúgio Biológico, que conta com diversas espécies da Mata Atlântica que você pode ver bem de pertinho.     

Esse atrativo tem aproximadamente 2h30 de duração e é voltado para todas as idades, sendo uma opção perfeita para fazer com toda a família, onde todos vão se divertir e aprender sobre a importância da preservação ambiental e conhecer os animais que fazem parte do patrimônio natural da região.

O Itaipu Refúgio Biológico funciona de quarta a segunda-feira com vagas e horários limitados, sendo necessário reservar seu ingresso online.

Ficou ainda mais curioso? Visite também o Ecomuseu de Itaipu

Você sabia que o Complexo Turístico de Itaipu abriga um dos primeiros museus ecológicos da América Latina? O Ecomuseu de Itaipu reúne o patrimônio cultural, a memória e a história de onde foi construída a Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Para preservar e valorizar a identidade e a diversidade da região, o Ecomuseu de Itaipu conta com exposições permanentes e temporárias, que abordam desde os aspectos geológicos e biológicos do território até os aspectos sociais e políticos da construção da usina.

O Ecomuseu de Itaipu é um passeio que combina lazer, cultura e sustentabilidade, e vale a pena incluir no seu roteiro por Foz do Iguaçu. Você vai se surpreender com a história da usina e da região, e se conscientizar sobre a importância da preservação ambiental.

O Ecomuseu de Itaipu está localizado na Avenida Tancredo Neves, 6001, próximo à entrada da margem brasileira da usina. O museu funciona de quarta a segunda-feira, das 8h30 às 16h, e a visitação é gratuita. Basta preencher um formulário na recepção do museu e apresentar um documento de identidade.

Itaipu By Bike

Já imaginou conhecer a maior usina hidrelétrica do mundo pedalando? Pois no Itaipu By Bike a visitação é toda feita por bicicleta nas ciclovias e trilhas no interior da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

O Itaipu By Bike proporciona aos grupos de ciclistas uma oportunidade perfeita para entrar em contato com a natureza, admirando as paisagens incríveis da usina e ainda estimular a socialização e desenvolver o bem-estar e saúde mental.

Em um percurso de 17km, com duração estimada de 2 horas, as pedaladas são realizadas no asfalto, terra, pedrisco e mato, com quatro paradas para recuperar as energias.

Esse passeio é realizado somente em grupos fechados de no mínimo 40 pessoas, com agendamento feito online, e está incluso apoio de um monitor e veículo para auxiliar e fazer reboque da bicicleta, caso seja necessário. O Itaipu By Bike também disponibiliza uma ambulância, em caso de emergência.

O Turismo Itaipu reforça que não estão inclusas bicicletas nesse passeio, sendo obrigatório que cada um leve sua própria bicicleta, que deve ser do modelo “mountain bike” e estar equipada com lanterna traseira da cor vermelha.

O Itaipu By Bike é indicado para maiores de 14 anos, e menores de idade devem estar acompanhados de um responsável. Além disso, é obrigatório o uso de capacete de segurança e uso de calçados fechados e presos aos pés.

Como você pode ver, as opções de passeios que o Complexo Turístico de Itaipu oferece são diversas, para todas as idades e gostos. Ficou empolgado em conhecer algum desses atrativos incríveis? Então entre em contato com a equipe do Turismo Itaipu e venha sentir toda essa energia!