Compras no Paraguai: Declarar ou não declarar os itens comprados?

Previous
Next

 

Em Ciudad Del Este no Paraguai a cota de isenção de imposto são 500 dólares por pessoa, ou seja, você pode comprar sem precisar pagar imposto até esse valor e após 30 dias essa cota é renovada. Crianças também possuem cota, porém só é permitido utilizar para produtos compatíveis com a idade, por exemplo, se a pessoa quer colocar bebida, charuto… na cota do filho menor é claro que não vai colar né?

Qual é o valor do imposto cobrado pela Receita Federal?
Se você ultrapassar a cota, será necessário declarar o item na Receita Federal. Na própria aduana brasileira, na Ponte da Amizade tem o atendimento deles. Esteja com os seus documentos em mãos, com o seu produto e o mais importante, com o dinheiro para pagar o valor do imposto que é 50% em cima do que exceder a cota.

Faça o cálculo antes, para já ter uma ideia do valor, é simples, aplique 50% sob o que ultrapassar o que é permitido pela Receita, no caso, 500 dólares.

Riscos de não fazer a declaração
Se você ultrapassar a cota, perante a lei você precisa declarar esse imposto. Caso você opte por não pagar o imposto da sua mercadoria, e for parado por algum fiscal em algum momento da sua viagem, você terá o seu item confiscado.

Se você for pego com as suas compras que ultrapassaram a cota, na aduana brasileira que fica na Ponte da Amizade, lá é considerado zona primária, o fiscal poderá aplicar uma multa devido ao ocorrido. Ou seja, numa situação como esta você terá que pagar mais uma multa, totalizando 75% imposto + multa.

Agora, se você for parado pela fiscalização da Receita Federal em regiões como aeroporto, rodoviária, estrada (que são consideradas zonas secundárias)… nesses casos, a multa é o perdimento do seu produto. Com a sua mercadoria apreendida você não tem mais a oportunidade de pagar o imposto, nem chance de recuperá-la. Para não correr esse risco, declare a sua mercadoria quando ultrapassar a cota de 500 dólares!

Dá para declarar no aeroporto?
A resposta para essa pergunta é não. Como o fluxo de pessoas que vem do Paraguai para Foz retornando da sua experiência de compras é de maneira terrestre, não é permitido declarar no aeroporto. O ato de declarar o seu produto só pode ser feito na aduana brasileira, na Ponte da Amizade, diretamente com a Receita Federal, porque o aeroporto é considerado zona secundária e a declaração deve sempre ser feita em zonas primárias.

 

passagens aéreas para Foz do Iguaçu

Passagens aéreas para Foz do Iguaçu

Está sonhando em conhecer as maravilhas da região trinacional? Encontre passagens aéreas para Foz do Iguaçu com tarifas imperdíveis e transforme esse desejo em realidade.

Leia Mais »