Um guia para não errar em suas compras no Paraguai

Previous
Next

Resolveu dar “aquela incrementada” nos presentes natalinos, mas precisa manter o foco no orçamento? Fazer as compras em Ciudad del Este no Paraguai pode ser uma excelente opção. Se esta será sua primeira experiência com  as “comprinhas” de natal em Ciudad del Este, fique atento às dicas que preparamos para te ajudar em sua missão como ajudante do papai Noel:

Como chegar até Ciudad del Este?

O fluxo de veículos que segue em direção a Ciudad del Este próximo de datas comemorativas e feriados aumenta absurdamente e é comum enfrentar filas de mais de uma hora para atravessar a fronteira, tanto no sentido Paraguai quanto no sentido Brasil. Além disso, o trânsito em Ciudad del Este (que já é caótico em dias normais) se torna um tanto quanto perigoso para o motorista que decide conduzir seu veículo pelas ruas da cidade pela primeira vez, já que quase não existe sinalização horizontal ou vertical e muito menos semáforos. Se você não está acostumando com esse tipo de trânsito e quer focar todos os seus esforços nas compras, sugiro que utilize um serviço de transfer como o Leva & Traz – Compras no Paraguai oferecido pela Loumar Turismo.

Ponte da Amizade | Foto: Rafael Guimarães
Ponte da Amizade | Foto: Rafael Guimarães

Segurança

Um outro bom motivo para não utilizar seu próprio veículo para ir a Ciudad del Este é o fato de que, o número de furtos na região das aduanas aumentam muito durante esse período. Como é de conhecimento geral, boa parte dos turistas que vão às compras no Paraguai, levam dinheiro em espécie e quando esses veículos ficam parados por vários minutos nas grandes filas, são facilmente identificados pelas próprias placas e se tornam alvos fáceis de malfeitores.

Ainda falando de segurança, evite sacar dinheiro ou fazer câmbio de moedas indo em direção à Ciudad del Este. Faça essas operações antecipadamente, pois é sabido que, esses mesmos malfeitores se utilizam de “olheiros” nas agências que ficam próximas da aduana para identificarem possíveis vítimas que serão abordadas nas filas à caminho do Paraguai.

Planejamento Prévio

As compras de Natal não precisam ser tumultuadas. Para ganhar tempo em meio à agitação dos últimos dias do ano em Ciudad del Este, planeje tudo. Faça uma lista com os produtos que pretende comprar, marque as lojas onde você encontrou o produto nos sites e os valores que o site informou, e com essas informações em mãos, juntamente com o mapa exclusivo e atualizado que a Loumar Turismo disponibiliza gratuitamente vá às compras sem perder o foco diante do excesso de informação visual que irá encontrar pelas ruas de Ciudad del Este.

Pesquise bem os produtos que deseja adquirir, verifique a descrição no site do fabricante, assista a reviews no Youtube, entre em sites de discussão sobre o produto, enfim, adquira o maior número de informações  possíveis sobre o produto pois, alguns fabricantes oferecem mais de uma versão do mesmo produto com uma ou outra diferença e muitas vezes você irá ser pego de surpresa ao se deparar com essas opções.

Sobre valores dos produtos

Fazer a pesquisa prévia é de suma importância para garantir sua melhor comprar em Ciudad del Este. É importantíssimo ter uma “base” dos preços médios que são praticados em Ciudad del Este para não cair em golpes.  Eletrônicos, bebidas, perfumes e cosméticos costumam ser vendidos a valores bem atrativos (se comparados com o Brasil) mesmo em tempos de moeda americana em alta, mas é preciso desconfiar de valores muito divergentes da média praticada no comércio do Paraguai. Tenha em mente que, a origem dos produtos é a mesma, independentemente de quem esteja vendendo. Pequenas variações de preço são aceitáveis (porque isso depende de quanto material foi importado e da negociação feita com os fabricantes), mas grandes variações geralmente são um indício de tentativa de golpe.

E as melhores lojas?

Com o advento da popularização das redes sociais, tornou-se muito mais fácil escolher as melhores lojas em qualquer lugar do mundo. É muito fácil encontrar na internet viajantes postando suas experiências pessoais sobre locais e estabelecimentos. 80% das lojas de Ciudad del Este são boas e confiáveis lojas, mas não se engane, é muito fácil entrar em uma daquelas que fazem parte dos 20% que ninguém indica como confiável. Faça uma pesquisa prévia na internet, marque o nome das lojas e a localização das mesmas. A Loumar Turismo disponibiliza um guia impresso gratuitamente para todos os passageiros do transporte Leva & Traz Compras no Paraguai e esse guia vem acompanhado de um mapa onde as principais e mais indicadas lojas (escolhidas pela indicação dos próprios passageiros através das redes sociais) estão sinalizadas para que você as encontre facilmente sem precisar pedir ou aceitar ajuda de ninguém.

Monalisa-compras-paraguai

Em nenhuma hipótese aceite ajuda de guias de rua (facilmente encontrados nas ruas de Ciudad del Este e popularmente conhecidos como “piranhas”) pois existe uma grande chance de o mesmo o guiar para a loja errada. Existem muitas lojas em Ciudad del Este que (propositadamente) utilizam nomes, cores e grafia muito parecidas com a de grandes e renomadas lojas. Eles fazem isso para tentar levar ao erro os turistas que não conhecem bem a loja e sua real localização.

 

DICAS DE COMPRAS, COTAS, SEGURANÇA E UM MAPA EXCLUSIVO DE CIUDAD DEL ESTE? BAIXE AGORA MESMO O GUIA DE COMPRAS NO PARAGUAI – LOUMAR TURISMO!

 

Loja escolhida e localizada, produto pesquisado e comprado… é só isso?

Não! Mesmo comprando nas lojas certas, e um produto que você pesquisou incansavelmente, é preciso testá-lo. Todas as lojas sérias de Ciudad del Este (principalmente as que vendem eletrônicos) disponibilizam (geralmente próximo ao local de retirada do produto) uma área onde é possível testar o produto que você acabou de adquirir. Verifique o estado físico do produto, não aceite produtos que apresentem marcas de danos físicos (riscados, amassados, batidos). Verifique se todos os acessórios que acompanham o produto (geralmente listados na embalagem) estão presentes dentro da embalagem. E finalmente (no caso de eletro-eletrônicos) coloque-os na tomada para fazer o teste (muito cuidado com a voltagem, pois em Ciudad del Este o padrão é 220V).

atacado games

Uma última dica…

Um dia em Ciudad del Este pode ser pouco para compras, dependendo de sua intenção de compras e se existem outros membros da família que também tenham interesse em compras. Para utilizar melhor o período de compras e para que todos os membros que te acompanham na viagem consigam fazer suas compras, a cada shopping, estabeleça um ponto de encontro (geralmente em cafés ou restaurantes dentro do shopping) e se separem, cada um indo em direção às lojas de seu interesse. Marque um horário para que todos retornem ao ponto de encontro e não se esqueça, Ciudad del Este está em um fuso horário diferente do fuso de Brasília (uma hora a menos), então, antes de se separarem, verifique se todos os relógios estão no mesmo horário.

QUER MAIS DICAS SOBRE COMPRAS NO PARAGUAI? EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE DISPONIBILIZAMOS DIVERSOS VÍDEOS. NÃO SE ESQUEÇA DE ASSINAR O CANAL, TODA QUARTA-FEIRA TEM VÍDEO NOVO!


Youtube Loumar