10 dicas para aproveitar a Black Friday no Paraguai

Previous
Next

Estamos há pouco mais de um mês para a Black Friday e você, que está pensando em economizar no Paraguai, precisa se preparar. 

Por isso, estou aqui para te dar algumas dicas que vão te ajudar a ficar esperto na hora de tentar garantir aquele desconto maroto e não levar a pior na Black Friday das lojas do Paraguai.  

Nas edições anteriores, as lojas do Paraguai não respeitaram dias fixos entre elas. Ou seja, cada loja fez a sua data de promoção como bem quis, mas claro, dentro do mês de novembro, que é o mês da Black Friday. Mas dessa vez, a promoção vai ser um pouco diferente. 

Segundo o Portal de Notícias Clickfoz, o comércio de Ciudad del Este (CDE) vem se reunindo para fazer a implementação da nova edição da Black Friday e garantir o sucesso da promoção. Com isso, a edição 2019 da Black Friday, reunirá os principais grupos comerciais de CDE e realizarão o evento do dia 14 a 17 de novembro.

Sendo assim, sabendo das datas, fica ainda mais fácil se programar. Mas, é necessário também, ficar de olho nas redes sociais das empresas que você pretende comprar, e verificar se eles não irão estender a promoção, ou realizar outras durante o mês de novembro. 

 

Aproveito aqui, antes de começar com as dicas, informar que, adquirindo o transporte Leva & Traz para o Paraguai, você vai ter em mãos o nosso Guia de Compras Paraguai, feito com muito carinho, por nós, da Loumar Turismo. Nele você vai ter dicas minhas, dicas do Kaká e mais algumas informações que vão te deixar mais tranquilo em relação ao dia de compras.

E vamos ao que realmente interessa.

É certo que a Black Friday é uma loucura em todos os lugares, e acredite, no Paraguai não é diferente. Portanto, fique de olho bem aberto e preste bem atenção nestas 10 dicas para aproveitar a Black Friday no Paraguai:

1. Não leve pertences de alto valor
A não ser que você garanta que vai cuidar muito bem, que necessite muito dele e que não vai esquecer seu pertence por aí, tudo bem. Mas, no meio da muvuca das promoções, eu acho uma boa você carregar o mínimo possível. No máximo, seus documentos e dinheiro/cartão. E por favor, leve-os em uma doleira/pochete ou o que ficar mais próximo do seu corpo e da sua visão. 

2. Evite mochilas e bolsas
Como eu falei no primeiro item: leve apenas o mínimo e necessário. Acredite, você não vai querer carregar uma mochila pra cima e pra baixo, pois vai se arrepender quando for entrar nas lojas. A maioria não deixa entrar com volume e pede para guardá-las antes de entrar no local. Vai ser uma encheção de saco toda vez que você precisar parar, apenas para guardar as mochilas. Ainda mais que você quer ser ágil e garantir seus produtos antes que acabe o estoque.

“Ahhh, mas eu preciso levar algo pra comer”. Não, você não precisa! Lá tem muita opção de lugar para comprar algo e não passar fome. Levar petiscos é a última coisa que você precisa fazer. A não ser que seja alguma barrinha ou algo pequenininho que não incomoda na bolsinha pequena que você estará levando. 

3. Use roupas confortáveis e tênis
Você vai andar muito e vai subir e descer. O melhor que você pode fazer por você é calçar um tênis confortável. Por favor, vista uma roupa maleável também. Finja que você vai para academia, pois o Paraguai já é uma própria. Imagine então, na Black Friday. Agacha aqui, sobe uma escada aqui, desce de novo, corre pra outra loja. Ufa! Não tem escapatória.

4. Pesquise os preços antes da promoção começar
Pesquisar preços é sempre a peça chave para o sucesso da sua economia em uma promoção. Afinal, você pode muito bem ser enganado com preços falsos, achando que está levando a melhor. Então, pesquisando o valor do produto que você quer, com antecedência, e levando anotado em um papel, você vai conseguir confirmar se o desconto aplicado no dia da promoção é real, ou balela.

5. Veja o gráfico disponível no site Compras Paraguai

Esse é um site confiável para a pesquisa de preços. Nele, você encontra lojas, produtos e preços. Ele te dá a média dos produtos, mostra onde está mais em conta e muito mais. Mas atenção! As lojas que estão disponíveis no site, pagam para estar ali, portanto, é muito importante que você confira se alguma loja pode não ser de confiança. De resto, pode mandar ver na sua pesquisa de preços. E sobre o gráfico, este mostra as alterações de valores que o produto sofreu durante os últimos meses. Ou seja, você vai saber se a loja aumentou o preço do produto apenas na promoção, para lançar o desconto em cima dele no dia da Black Friday. 

 

 

6. Faça uma lista do que quer comprar e não perca o foco
Leve uma lista com os produtos que você deseja comprar. Além dos nomes dos produtos, coloque também, o nome da loja que você pretende comprar, bem como os preços atualizados da última vez que você fez sua pesquisa e data. Assim é só alegria! Você mantém o foco, e não se perde no meio da bagunça. 

7. Não crie expectativas
A gente sabe que o ser humano cria muita expectativa das coisas, é normal. Portanto, mantenha a sua lá embaixo. Não vá imaginando que vai conseguir um superdescontão no produto que lançou agora, pois provavelmente isso não vai acontecer. O mais provável, é você encontrar produtos de linhas anteriores durante a promoção, por motivos óbvios, não é mesmo? 

8. Verifique as especificações do produto
As lojas no Paraguai, costumam ter vários produtos iguais, ou seja, do mesmo modelo, porém com especificações diferentes. Uma coisa ou outra muda. Então, fique atento nisso. Um exemplo é a Mi Band 4 da Xiaomi. Existe um modelo dela que vem apenas com idioma inglês e outra inglês/espanhol. Muitas vezes o vendedor esquece de te avisar sobre essas informações importantes, então é bom se atentar. Te falo por experiência própria, pois eu comprei a minha, sabendo desta informação, mas na hora esqueci e comprei a com idioma inglês. Só em casa eu reparei e aí não dava mais para trocar.

Dica: Anote a especificação no mesmo papel em que está anotando as outras informações, assim não esquece desse ponto importante na hora da compra. 

9. Faça a compra, retire depois
Depois da compra realizada, é comum pegar filas demoradas para a retirada do produto e realização do teste. Se você quer poupar tempo e não perder outras compras de produtos que podem acabar muito rápido, minha dica é: compre a peça e pague no caixa para garantir que seu produto seja retirado do estoque da loja. Guarde a notinha de compra muito bem, pois só com ela você comprova a compra. Faça o restante das compras que precisa fazer em outras lojas e deixe para retirar o produto no final de tudo. Mas atenção! Fique de olho no horário de fechamento das lojas e não perca sua notinha. 

10. Compre em lojas de confiança
Não cansamos de dizer que no Paraguai tem que manter o olho bem aberto. Muitas lojas costumam usar de nomes falsos e até parecidos com os de outras famosas e conhecidas lojas, para levar a melhor em cima dos turistas. Por favor não corra de cara na primeira loja que você enxergar com nome “parecido” com a que você pesquisou. Confira se o endereço é o correto. No calor do momento, você pode encontrar um nome parecido,com uma letra a mais ou a menos, e você nem vai se ligar na diferença e vai acabar levando gato por lebre. Fique atento! Ahh, e também não se deixe levar pelos “piranhitas” que te perguntarem “Que procura amigo?”. Corre, é cilada Bino!

Ufa! É isso aí…
Acho que com essas 10 dicas, você vai se dar bem na Black Friday do Paraguai.

E se quiser se tornar um super especialista em Compras do Paraguai. Tem o eBook que o Kaká Souza, nosso Anfitrião e Especialista em Compras no Paraguai, elaborou para quem quer entender tudo de Paraguai e não ser passado para trás. 

Então, se quiser começar essa “saga” de estudos sobre o Paraguai, é só clicar aqui para adquirir o seu eBook Compras no Paraguai – O Guia Definitivo.