Previous
Next

Você sabia que a Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu é, na verdade, um complexo turístico? Ou seja: tem mais de um passeio para fazer por lá. São opções para a família ou com aquele toque de romantismo. Opções para historiadores e para aventureiros. Para os curiosos e para os amantes de por-do-sol!

Confira:

1 – Visita Panorâmica

mirante-vertedouro-aberto
Mirante do Vertedouro em momento em que as calhas estão abertas. Isso acontece somente quando há excesso de água (ou seja: muita chuva). Foto: Itaipu Binacional

Esse é o passeio mais tradicional dentro de Itaipu. A bordo de um ônibus double deck, você conhece a maior geradora de energia do mundo. O passeio inclui: Exibição do filme “Itaipu. A nova geração”; parada no Mirante do Vertedouro; parada no Porto Kattamaram; e parada no Mirante Central.

2 – Circuito Especial

Se você quiser conhecer ainda mais a usina, o Circuito Especial é a indicação! Além de fazer a visita panorâmica, esse passeio inclui visita a áreas especiais, como a Sala de Controle, as “Catedrais” e até a uma das turbinas.

circuitoespecial_loumarturismo
Uma das paradas no Circuito Especial é justamente na produção de energia, em uma das turbinas em funcionamento. Foto: Itaipu Binacional

Atenção: esse passeio é proibido para menores de 14 anos. É obrigatório uso de calçados fechados, sem salto e de roupas com comprimento abaixo do joelho.

3 – Ilumininação da Barragem

Uma apresentação épica em Itaipu! Com uma música composta especialmente para a ocasião e jogo de luzes, a Iluminação da Barragem é uma cena que marca o visitante, que vê tudo de “camarote” (mirante central).

iluminaçãoitaipu_loumarturismo
A Iluminação monumental da Barragem de Itaipu acontece sextas-feiras e aos sábados. Foto: Itaipu Binacional

4 – Refúgio Biológico

O refúgio, como o próprio nome indica, está longe de ser um zoológico. Estamos falando de uma unidade de preservação de animais e plantas. A caminhada, com cercade 2km, é um modo de conhecer as espécies e, ainda, ter lições sobre educação ambiental.

onça_loumarturismo
No Refúgio Biológico, você vai encontrar o Valente, essa onça pintada bonitona. Foto: Itaipu Binacional

5 – Ecomuseu

O Ecomuseu é um lugar que guarda a história da construção da Usina e de Foz do Iguaçu. Interativo e com exposições únicas, esse é um espaço que reúne passado e futuro. No Ecomuseu, está uma das maiores maquetes do país! Foz do Iguaçu está retratada em uma escala 25 mil vezes menor.

ecomuseu-foz_loumarturismo
A maquete de Foz do Iguaçu fica assim: abaixo de um vidro super resistente para o pessoal andar por cima e “se encontra” no mapa. Foto: Itaipu Binacional

6 – Polo Astronômico

Que tal ver as estrelas, a lua e até mesmo o sol? O Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, localizado dentro de Itaipu, é um dos poucos do mundo que reúne observatório, planetário e plataforma de observações a olho nu.

polo_astronomico_loumarturismo
O Polo Astronômico tem uma cúpula de seis metros de diâmetro, possibilitando a observação da Lua, de planetas e até de algumas galáxias. Foto: Itaipu Binacional

7 – Test Drive Veículo Elétrico

Um dos projetos de maior sucesso da Itaipu é o de produção de veículos elétricos. E, neste passeio, você faz o Test Drive enquanto dirige pelos pontos mais marcantes da Usina, como o Canal da Piracema, Mirante do Vertedouro, Mirante Central, Dutos forçados e topo da barragem.

veiculoeletrico_loumarturismo
Você no comando: Test Drive do Veículo Elétrico por Itaipu. Foto: Itaipu Binacional

8 – Porto Kattamaram

O passeio de Kattamaram pelo Lago de Itaipu pode ser realizado após a Visita Panorâmica, como encerramento, já que é um ponto de parada. O ideal é deixar para ir no final da tarde e se encantar com o por-do-sol durante a navegação.

kattamaram_loumarturismo
Uma vista impressionante e que, com certeza, ficará marcada é o por-do-sol a bordo da Kattamaram. Foto: Itaipu Binacional

A dúvida que fica agora é: por onde começar?

Vem falar com a gente que montamos o seu roteiro.

BANNE-DICAS