Em março de 2020, nossa cidade enfrentou o inesperado: o lockdown, resultado de uma pandemia que parecia ser algo distante mas que rapidamente se tornou uma ameaça global.
Os “15 dias de folga” logo viraram meses de incerteza e a cidade, conhecida por receber tão bem, ficou sem hóspedes e sem anfitriões.
Nesse cenário desafiador, entendemos que ficar parados não era uma opção. Precisávamos agir, promover debates, trocar ideias e mostrar que Foz do Iguaçu estava pronta para se reinventar.
Sem poder aglomerar, encontramos nas lives a solução. Foi através delas que nossa mensagem ultrapassou fronteiras, chegando a cada cidadão que tivesse interesse em Foz do Iguaçu e na Região Trinacional, onde quer que estivesse.
E assim, as lives evoluíram para algo maior: o Live Commerce, com uma proposta inovadora — “Pague como quiser, venha quando puder.”
Na nossa primeira live, com o tema “alegria”, enfrentamos a tristeza coletiva para juntamente com nossa audiência fiel levar um convite para todo o Brasil. Mais de 12 mil pessoas se uniram, para levar a mensagem adiante e tentar firmar com o maior número de pessoas possíveis um compromisso: “Agora eu fico em casa, e quando tudo melhorar, minha viagem será para Foz!”
Esse convite ecoou pelo Brasil. Cada confirmação que recebíamos soava como sinal de esperança. Para cada um que tomava a decisão de firmar o compromisso de viajar para Foz quando pudesse, celebramos tocando o sino, simbolizando a força de uma cidade que, mesmo diante de tantos desafios, encontrou novas formas de manter seu espírito vivo e acolhedor. Desde então, tocar o sino, cada vez que um viajante toma a decisão de conhecer nossa cidade virou uma tradição. Tocamos o sino quando a decisão é tomada, para avisar a cidade toda que mais um viajante irá chegar. Incentivamos que o próprio viajante toque o sino quando nos visita na sede, para que toda a cidade faça festa para o novo visitante que chegou.
Na foto: General Silva e Luna, próximo prefeito de Foz do Iguaçu, tocando o sino na nova sede da Loumar Turismo em Foz do Iguaçu.
Foto: Kaká Souza / Loumar Turismo Divulgação.