O bloqueio da Anatel a celulares piratas, assunto que era disseminado desde 2012 nas redes sociais, já era considerado uma lenda quando finalmente no início de 2018 a ANATEL deu início ao processo. Porém, o que era pra acontecer de uma só vez, acabou recebendo um cronograma que transformou o que seria um apagão num processo gradual muito parecido com o que acontece com o sinal analógico de TV hoje em dia.
Quando os primeiros celulares (piratas) do estado de Goiás e do Distrito Federal (primeira região do cronograma) começaram a ser afetados pela nova regulamentação o assunto voltou à tona com toda força e uma enxurrada de desinformação tomou conta novamente das redes sociais deixando em pânico pessoas que adquiriram recentemente celulares importados e pessoas que tinham planos de fazer isso nos próximos meses.
Mas afinal de contas, o que são os ditos celulares piratas ou irregulares a que sofrerá o bloqueio da Anatel?
A definição para celular pirata ou irregular não mudou desde o primeiro anúncio lá em 2012, mas nem todo mundo se atentou a essa parte da notícia, então vamos relembrar:
Celular pirata ou irregular é aquele aparelho cujo número IMEI não está registrado no banco de dados da GSMA, associação global de operadoras móveis. O número IMEI funciona como uma impressão digital, cada número é único e assim que o aparelho é enviado ao mercado esse número é registrado na IMEI DB (International Mobile Equipment Identity Database), um banco de dados internacional onde constam todos os números de IMEI dos aparelhos fabricados pelas empresas associadas a GSMA. O acesso ao IMEI DB é restrito, apenas para fabricantes, operadoras e agências reguladoras.
A Anatel disponibiliza em seu site uma consulta onde é possível verificar a situação do IMEI de qualquer aparelho.
Para consultar seu IMEI clique aqui.
Agora que já definimos o que é celular pirata e irregular fica fácil entender que, nenhum aparelho das grandes fabricantes (leia-se LG, Samsung, Motorola, Lenovo, Apple, Xiaomi, Asus, Huawei e outras tantas) não serão afetados por essa regulamentação, independentemente de em que país você os tenha adquirido.
E se a marca/modelo do celular estiver
na lista dos piratas e irregulares?
Mesmo que seu celular seja um dos ditos piratas e/ou irregulares, se você habilitou uma nova linha nele antes do período em que a nova regulamentação entrou ou entrará em vigência em sua região, nada muda. A regulamentação da Anatel vale apenas para novas habilitações de linha nos respectivos aparelhos.
Para saber qual é o cronograma de bloqueios e as respectivas regiões, verifique na publicação oficial da Anatel clicando neste link.
Pronto, agora você já pode retomar seus planos de viagem para Foz e pode colocar na lista de compras aquele smartphone lançamento que todo mundo está comentando.
Veja se vale a pena comprar iPhone no Paraguai.