Trilhas, caminhadas e Ecoturismo em Foz do Iguaçu

Previous
Next

Quando você pensa em Ecoturismo em Foz do Iguaçu, obviamente a primeira e talvez única opção que lhe vem à mente seja o Parque Nacional do Iguaçu onde estão as Cataratas do Iguaçu.

Mas Foz do Iguaçu é muito mais que apenas Parque Nacional e Cataratas quando o assunto é Ecoturismo e Passeios Sustentáveis. De caminhadas tranquilas a percursos radicais que vão exigir do participante algum condicionamento físico, Foz do Iguaçu oferece variadas opções de passeios que lhe proporcionarão maior contato e conexão com a natureza e também uma visão diferente da cidade.

Passeios de Ecoturismo, trilhas e caminhadas urbanas levam vantagem em momentos como o que vivemos, onde ainda é preciso manter algum distanciamento. São feitos em área aberta, e por mais que exista a proximidade de outras pessoas no local, é possível manter o distanciamento seguro e se divertir.

Para lhe ajudar a escolher e inserir em seu roteiro de viagem passeios como esses, preparamos uma pequena lista com as principais opções na região da Tríplice Fronteira, mas fique atento pois alguns destes que estão listados, podem depender de condições climáticas favoráveis para acontecer.

Cataratas do Iguaçu / Parque Nacional do Iguaçu (Brasil e Argentina)


Se é pra começar uma lista, vamos começar logo com uma grande. O Parque Nacional do Iguaçu abriga o maior remanescente de floresta Atlântica da região sul do Brasil e protege uma riquíssima biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras, das quais algumas ameaçadas de extinção, como onça-pintada (Pantheraonca), puma (Puma concolor), jacaré-de-papo-amarelo (Caimanlatirostris), papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), gavião-real (Harpia harpyja), peroba-rosa (Aspidospermapolyneutron), ariticum (Rolliniasalicifolia), araucária (Araucariaaugustifolia), além de muitas outras espécies de relevante valor e de interesse científico. Essa expressiva variabilidade biológica somada à paisagem singular de rara beleza cênica das Cataratas do Iguaçu, fizeram do Parque Nacional do Iguaçu a primeira Unidade de Conservação do Brasil a ser instituída como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, no ano de 1986. Se somarmos os lados brasileiro e argentino do Parque, separados pelo Rio Iguaçu, temos mais de 1 milhão de hectares de áreas naturais, sendo 600 mil hectares de áreas protegidas e outros 400 mil hectares em florestas ainda primitivas. 

Destes mais de 1 milhão de hectares, apenas 3% do Parque está dentro de uma “área visitável”. O lado brasileiro do Parque oferece uma trilha principal de cerca de 1,5 km com nível mínimo de dificuldade, porém, sem acessibilidade aos visitantes com dificuldade motora. Além da conhecida trilha das Cataratas, o lado brasileiro do Parque conta com trilhas que neste momento estão desativadas devido ao aumento na população de onças no Parque.

A Trilha do Poço Preto é uma delas. Seu nome é dado devido a uma falha existente em uma parte do rio onde ocorreu uma explosão de uma bolha de gás causada pelo choque de placas tectônicas há 135 milhões de anos. O poço possui aproximadamente 22 metros de profundidade e 400 metros de diâmetro. A trilha possui 9 km e quando estava aberta, era permitido percorrer esse trecho caminhando, de bicicleta ou com um veículo elétrico.

Já a Trilha das Bananeiras, oferecia uma opção mais tranquila para quem curte observar a natureza. Com um percurso de 1,6 km que podia ser feito a pé ou com um veículo elétrico, nesta trilha era possível observar diversas aves e outras espécies da fauna e da flora.

Durante todo o ano de 2020, cogitou-se a reativação destas trilhas como forma de oferecer mais opções de passeios à céu aberto para os visitantes. Porém, até o momento elas seguem fechadas, mas fica ligadinho nos nossos canais de comunicação e em nossos Grupos de Relacionamento que assim que elas voltarem a gente conta em primeira mão.

 

DESCUBRA COMO ECONOMIZAR COM TRANSPORTE PARA ATRATIVOS EM FOZ DO IGUAÇU

 

Pelo lado argentino, são três as trilhas principais e a soma delas oferece mais de 9 km de percursos entre a mata do Parque Nacional, cada uma delas, proporcionando um ponto de vista diferenciado das famosas quedas das Cataratas do Iguaçu. A Trilha da Garganta do Diabo possui aproximadamente 2,2 km e proporciona uma visão do alto de uma das mais famosas entre as mais de 275 quedas que formam as Cataratas. Para iniciar e finalizar essa trilha, você tem a opção de utilizar um trem movido à gás que leva da Estação Central até o início da trilha e de volta à Estação Central.

A Trilha Superior possui  aproximadamente 1,7 km e é repleta de passarelas e pontes que ficam acima da linha da mata e das cachoeiras. Já a Trilha Inferior, permite ao visitante ver as Cataratas por novos ângulos, bem próximos de algumas quedas.

Lembre-se que do lado argentino, todas as trilhas são de ida e volta, por isso, para fazer as três trilhas, você deve se programar para passar o dia todo no Parque.

O Macuco Safari é um famoso passeio de ecoturismo em Foz do Iguaçu | Foto: Divulgação

Macuco Safari, Cachoeirismo e Rafting


Ainda dentro do Parque Nacional do Iguaçu, você tem a possibilidade de curtir uma aventura de barco com muita adrenalina pelas corredeiras do Rio Iguaçu culminando num verdadeiro banho de cachoeira nas Cataratas do Iguaçu. O Macuco Safari é um dos passeios mais famosos da região da Tríplice Fronteira, e um dos mais procurados também.

O Macuco Safari é um passeio dividido em três etapas – Selva, Trilha e Barco:

Selva – na primeira parte, você será conduzido por uma trilha de 2 km em meio a floresta do Parque Nacional do Iguaçu em um veículo elétrico onde um guia explica curiosidades sobre o que o Parque Nacional do Iguaçu abriga. 

Trilha (opcional) – Em seguida, você tem a opção de fazer um pequeno trecho a pé, para continuar desbravando a fauna e flora do Parque ou ir direto para o embarque (não faça isso… curta cada momento desse passeio sem pegar atalhos) nesta etapa, o contato com o meio ambiente se tornará ainda mais estreito, com uma caminhada de aproximadamente 600 metros onde você poderá observar a bela cachoeira do Salto Macuco.

Barco – agora o passeio ganha em emoção, o barco segue rio acima até as Cataratas do Iguaçu, onde você desfrutará de uma visão exclusiva, única e impressionante das quedas d’água experimentando as Cataratas do Iguaçu de uma maneira memorável.

VER MAIS INFORMAÇÕES

Cachoeirismo

Se sua parte favorita não é o barco, existe a possibilidade de fazer apenas parte do passeio, dando mais destaque para as duas primeiras etapas. Neste passeio, você irá percorrer uma trilha de 2km em meio a mata conduzidos por um veículo elétrico, em seguida pode desfrutar de uma experiência singular, o Cachoeirismo: uma descida de rapel de 20 metros nas águas do Salto Macuco, cachoeira que brota de rochas milenares, no coração da floresta do Parque Nacional do Iguaçu, seguida de uma trilha de 600 metros de caminhada até chegar em um deck que possui loja de souvenirs, banheiro, e vestiário.

Obs: Idade mínima para realização do cachoeirismo é 12 anos.

Macuco só Selva

Para os amantes da natureza, que querem ter um contato direto com a rica biodiversidade da Mata Atlântica e conhecer um pouco mais da floresta do Parque Nacional do Iguaçu, o Macuco Safari oferece a opção de passeio “Só Selva”, onde, com o acompanhamento de um guia especializado, você pode contemplar e conhecer a flora e fauna local.

O passeio tem duração de uma hora, que se inicia em uma trilha percorrida com a ajuda de um moderno jipe elétrico, por cerca de 3km, com informações sobre história do parque, animais e árvores que se destacam na floresta.

Na próxima etapa, o passeio segue por uma trilha suspensa em uma caminhada de aproximadamente 600 metros mata adentro, considerada de dificuldade fácil e possível para todas as idades, para que você tenha um contato mais estreito com a Mata Atlântica. Nessa trilha é possível ver o Salto Macuco, uma cachoeira de cerca de 20 metros que brota de rochas milenares, um verdadeiro espetáculo.

O passeio tem término em nossa estrutura que antecede o barco, onde se encontra uma lanchonete, loja e banheiros, além de uma vista privilegiada do Rio Iguaçu.

Para essa caminhada é recomendado o uso de sapatos confortáveis, roupas leves, repelentes e o uso de protetor solar.

Rafting

Esta aventura começa na Estação Macuco Rafting, localizada ao lado do antigo heliponto do Parque Nacional do Iguaçu.

O passeio continua em escadaria suspensa com vista para as cataratas do Iguaçu.

O Rafting consiste em uma descida, em bote inflável, pelas corredeiras do Rio Iguaçu, acompanhada de profissionais qualificados que passam instruções de segurança para que todos tenham uma experiência radical incrível. Tem a duração de 1 hora e meia, e requer no mínimo 14 anos de idade para sua realização. Também há a possibilidade de fazer esse passeio no combo com o Macuco Safari, e nesse caso, você apenas vai desembarcar do barco do Macuco Safari já no local do embarque nos botes infláveis do rafting.

Obs: Idade mínima para realização do rafting é 14 anos.

Gran Aventura (Argentina):
O lado argentino do Parque Nacional do Iguaçu também oferece uma opção segura de promover fortes emoções para seus visitantes. Trata-se do Gran Aventura, equivalente ao Macuco Safari, porém, em território argentino.

Antes de chegar ao barco, você será levado de transporte por uma trilha de seis quilômetros através do Sendero Yacaratia, trecho de floresta subtropical. Ao final desse percurso, está o Puerto Macuco, onde você finalmente embarca na grande aventura.

A embarcação reserva uma experiência única para você, te levando para um verdadeiro banho de cachoeira. Além disso, você passará a conhecer lugares exclusivos do lado argentino, como a Isla Martín.

 

ATENÇÃO: Verifique com antecedência a disponibilidade dos passeios de RAFTING e CACHOEIRISMO, pois, durante a pandemia eles foram temporariamente cancelados. Etapas e percursos descritos neste texto podem ser modificados pelos operadores de cada atrativo sem prévio aviso. O valor dos passeios que acontecem dentro do Parque Nacional do Iguaçu (Brasil e Argentina) não incluem o valor da entrada do Parque. Para fazer os passeios, o visitante ainda terá que adquirir o ingresso de entrada do Parque. 

 

O passeio do Aguaray permite uma imersão na natureza de Foz do Iguaçu | Foto: Divulgação

Expedição Aguaray

Se você gosta de trilha, natureza e esporte, a Expedição Aguaray é o passeio certo para você. Esse passeio começa com uma caminhada 45 minutos (aproximadamente 1,4 km) pela Trilha do Índio, em ritmo leve, para todos poderem apreciar as belezas e a riqueza da fauna e flora da Mata Atlântica.

Terminada a parte em terra, hora de ir para a água! Você pode escolher um caiaque ou um SUP (Stand Up Paddle) para ficar uma hora (aproximadamente 2 km de percurso) passeando pelo rio Iguaçu. E, para fechar com chave de ouro, um banho delicioso de cachoeira.

Esse passeio dura, aproximadamente, três horas e tem nível moderado de dificuldade. É importante levar água, protetor solar, alimentação leve (como frutas), calçados fechados e roupa de banho.

VER MAIS INFORMAÇÕES

Refúgio Biológico Bela Vista (Itaipu)

Só porque esse é considerado um passeio para toda a família, não quer dizer que ele deva ficar fora dessa nossa lista, afinal, esse passeio reserva uma trilha fantástica para seus visitantes.

O Refúgio Biológico Bela Vista foi criado quando Itaipu se preparava para encher seu reservatório. Esse espaço de aproximadamente 1.920 hectares tinha como único propósito receber milhares de espécies de plantas e resgatar animais desalojados pela enchente.

São aproximadamente 50 espécies, como jaguatirica, harpia, macacos, tamanduá e até onças-pintadas. Durante a trilha de dois quilômetros em meio à floresta nativa, além da possibilidade de ver esses animais, o guia dá uma aula prática sobre conscientização ambiental e conservação das espécies, já que algumas das que o Refúgio abriga estão em perigo de extinção.

VER MAIS INFORMAÇÕES

Para reservar esse passeio gratuito pelas ruas de Foz do Iguaçu basta se inscrever aqui.

Free Walk Tour Foz do Iguaçu

Em 2020, a quarentena imposta pela pandemia do Covid-19 acabou fechando quase todos os atrativos em Foz do Iguaçu sem prévio aviso, pegando muitos turistas de surpresa. Para minimizar o efeito negativo de uma quarentena em uma cidade turística, e proporcionar aos turistas algum entretenimento seguro, os guias do City Tour Foz do Iguaçu criaram esse passeio gratuito, feito à pé pelo centro histórico de Foz do Iguaçu. O Free Walk Tour acontece desde maio de 2020, sempre aos domingos pela manhã e esporadicamente aos sábados e feriados. Além da riqueza cultural que o Free Walk Tour oferece, ele ainda entra em uma lista que todo turista ama em qualquer destino turístico, a lista de passeios gratuitos. Os guias que oferecem esse tour não cobram pelo serviço. Ao final de cada passeio, os guias “passam o chapéu” e cada participante tem a opção de contribuir ou não, doando o valor que julgar justo pelo serviço prestado. Para garantir sua participação no Free Walk Tour Foz do Iguaçu é preciso fazer uma reserva prévia, já que, por conta dos protocolos, o número de participantes é limitado.
Para reservar
Clique Aqui.

Este passeio depende de condições climáticas e pode ser cancelado caso ocorra chuva no horário do passeio.

VER MAIS INFORMAÇÕES

Walk du Café

Um bom papo, uma caminhada leve e café. Existe combinação mais perfeita que essa?

O Walk du Café é um passeio de caminhada que acontece no centro de Foz do Iguaçu. O percurso de aproximadamente 2,5 km feito em pouco mais de 3 horas passa por cinco cafeterias apresentando a história de uma das bebidas mais consumidas no mundo.

São 5 paradas e em cada uma delas, você terá uma experiência exclusiva de degustação dos diferentes modos de preparo e diferentes grãos de café. O passeio acontece nas segundas, quartas e sextas, sempre no fim da tarde e é recomendável usar roupas e sapatos confortáveis. As degustações incluídas no passeio são pré selecionadas, mas há opções que podem ser adquiridas à parte em cada uma das paradas.

VER MAIS INFORMAÇÕES

Bike Tour Cataratas

Quem foi que disse que só existe uma forma de conhecer as Cataratas do Iguaçu? Neste passeio você tem a possibilidade de contemplar o Parque Nacional do Iguaçu e chegar até o mirante das Cataratas do Iguaçu pedalando. 

O passeio se inicia no Centro de Recepção de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu e dali segue. 

Durante todo o passeio você tem o acompanhamento de um instrutor que pode auxiliá-lo com pequenas dificuldades relacionadas a bicicletas que possam surgir durante o percurso, mas no geral é muito tranquilo, o grau de dificuldade é considerado leve, são 11 km de percurso até o início da trilha das Cataratas, o que pode levar entre uma e duas horas, a depender da condição física de cada participante. Durante estes 11 km de percurso dentro do parque nacional, você pode fazer pequenas paradas para fotografar a fauna e flora local e animais que habitam o parque, até porque, você corre o risco de ter o privilégio de se deparar com eles durante o trajeto, lembrando que isto está sujeito a acontecer, mas não há garantia que você os verá. O retorno da bike fica sendo opcional, você pode retornar até a entrada do Parque com a Bike ou com o ônibus do parque. A equipe da Iguassu Bike Tour que estará com você se encarregará de fazer o recolhimento das bikes.

O passeio não inclui o ingresso do Parque Nacional do Iguaçu que deverá ser adquirido à parte.

VER MAIS INFORMAÇÕES

Estes foram apenas alguns entre os muitos passeios disponíveis em Foz do Iguaçu. Se você gosta deste tipo de passeio, continue acompanhando nossa comunicação pois estaremos atualizando essa informação sempre que um novo passeio surgir. Você também pode ficar por dentro de todas as novidades da fronteira, passeios e atrativos através de nosso Canal no Youtube