O que NÃO fazer em Foz do Iguaçu

Previous
Next

Adoramos receber turistas de todas as partes do mundo. Foz do Iguaçu é um dos destinos brasileiros mais procurados por estrangeiros e pelo público nacional e estamos sempre dispostos a recebê-los bem.

Porém, também temos sentimentos, não é? E algumas coisinhas devem ser evitadas quando vier para cá, para não comprometer a harmonia da sua viagem.

1. Esqueça as palavras “muamba” e “muambeiro”
Sabe quando uma piadinha fica velha? Esse é o caso. Se referir aos iguaçuenses como “Muambeiros” é ofensivo. Até porque tem muita gente na fronteira que depende desse trabalho (de atravessar mercadorias e/ou revendê-las). Mas o esteriótipo ficou pejorativo… Então, nem se preocupe em colocar a “piadinha” na mala, ok?

2. Respeite os locais religiosos
Isso não vale só para Foz do Iguaçu, mas para qualquer viagem que você fizer. Se for visitar um lugar religioso, respeito é fundamental. E não só no que dizer, mas em como se portar no ambiente. No Templo Budista, por exemplo, não é permitido filmar ou fotografar dentro da construção (o ‘templo’ em si), só no jardim. Então, respeite. Não custa, né? Na Mesquita Islâmica tem que cuidar da vestimenta e mulheres precisam cobrir a cabeça com um lenço ou véu.

templo budista pose 2

3. Não alimente os animais
É normal cruzar com quatis no Parque Nacional do Iguaçu. E, apesar dos frequentes avisos, alguns visitantes ainda insistem em querer dar comida aos animais. Isso não só não é saudável para eles como pode ser perigoso para o turista, já que muitos usam dos alimentos para conseguir uma boa foto do bichinho. Ao se sentirem provocados, os quatis podem atacar. Para quê estragar o passeio? Tire foto a uma distância segura de qualquer animal que vir por aqui. E lembre-se: nada de querer fazer carinho também!

dsfw

4. Argentinos são amigos!
Outra coisa que você não precisa trazer na mala é aquele repertório de piadas sobre argentinos. Nossos vizinhos oferecem boa programação para moradores e turistas, restaurantes incríveis, bares, cafés, atrativos e tantas outras coisas legais… Não precisa insistir na ideia de que Brasil e Argentina são “inimigos”. Não somos.

parrila-sao-jose-bife-de-chorizo

 

5. Ciudad del Este é sensacional
Ok, sabemos que Ciudad del Este tem produtos falsificados. Mas não podemos esquecer que também tem várias lojas de confiança onde você pode encontrar produtos de marca (grife mesmo!) com os preços dos sonhos. Sem contar que você também pode optar por fazer o City Tour por lá e esse passeio vai fazer você se surpreender. Ciudad del Este tem praças, igrejas, monumentos e uma estrutura digna de segunda maior cidade do Paraguai!

Catedral San Blás, em Ciudad del Este

6. Carteirinha da OAB, registro militar e outros documentos não vão valer na Aduana
Isso é beeeeem comum por aqui. Para atravessar para a Argentina, muitos turistas tentam apresentar carteiras de registro profissional (OAB, CRM, militar e etc). Porém, esses documentos não são aceitos. Não adianta insistir. Para cruzar para Puerto Iguazú, somente (leia com ênfase: s o m e n t e) RG, CNH ou Passaporte. E eles devem 1) estar em bom estado de conservação 2) ter data de emissão de, no máximo, 10 anos atrás 3) estar dentro do prazo de validade.

Passaporte é um dos únicos documentos aceitos para cruzar a fronteira.

 

São detalhes simples, mas que vão fazer a diferença na sua viagem. Lembre-se: viajar, além de uma forma de descansar, é uma oportunidade para você (re)conhecer o mundo!

Reserve o seu hotel em Foz