Como viajar de carro pela Argentina

Previous
Next

Viajar de carro tem se tornado cada vez mais uma opção popular para os aventureiros, e entre as inúmeras opções disponíveis na América do Sul,  a Argentina desponta como um dos principais destinos escolhidos por esses viajantes.

Neste texto vamos contar tudo o que você precisa saber (e fazer) para aproveitar uma “road trip” pelo país dos nossos “hermanos”.

Enquanto uma viagem de avião proporciona economia de tempo ao chegar rapidamente ao destino, viajar de carro permite explorar e descobrir novidades ao longo do caminho.

Se antes, a maioria dos aventureiros optava por viagens curtas para fazer com o carro, agora, são as longas distâncias que chamam mais a atenção, e entre os destinos que oferecem a melhor experiência pelo menor custo da atualidade, a Argentina está liderando com folga a lista dos viajantes. 

Confira abaixo o que é exigido do veículo, dos viajantes e algumas dicas fundamentais para evitar contratempos durante a viagem pela Argentina.

POR ONDE CRUZAR A FRONTEIRA COM A ARGENTINA?

Existe mais de uma centena de fronteiras por onde um viajante pode entrar na Argentina por via terrestre, porém, nenhuma delas oferece uma melhor experiência do que a fronteira entre Foz do Iguaçu (Brasil) e Puerto Iguazú (Argentina). 

Além de ser uma das rotas mais utilizadas por viajantes, o que certamente vai garantir ao viajante encontrar nas redes sociais e nos aplicativos específicos muito mais dicas sobre pontos de apoio e pontos de interesse, nessa rota, sua experiência de viagem já começa antes mesmo de cruzar a fronteira, já que Foz do Iguaçu também faz fronteira com Ciudad Del Este, no Paraguai e abriga uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu. Para saber tudo o que é possível fazer em Foz do Iguaçu, Ciudad Del Este e Puerto Iguazú antes de seguir sua viagem, Argentina à dentro, você pode pegar as melhores dicas CLICANDO AQUI para acessar o canal da Loumar Turismo no Youtube, que é a maior produtora de conteúdo da região da Tríplice Fronteira.

 

DOCUMENTAÇÃO DO VEÍCULO

O veículo precisa obrigatoriamente estar com todos os documentos em dia, e em nome de um dos ocupantes do veículo. Caso o veículo seja alugado, é necessário estar de posse de uma autorização de uso internacional reconhecida em cartório, feita pelo proprietário ou pela empresa proprietária do veículo.

O Seguro Carta Verde, um seguro de responsabilidade civil obrigatório, instituído pelos países membros do Mercosul, também é necessário. Mesmo que não seja solicitado no momento da admissão no país, isso pode ser solicitado a qualquer momento durante a viagem. Agora, você pode contratar o Seguro Carta Verde de forma online, economizando tempo e dinheiro, evitando intermediações.

Para contratar o Seguro Carta Verde para seu veículo, basta CLICAR AQUI

Embora uma lei que foi recentemente aprovada garanta que as exigências sobre o veículo são aquelas respectivas ao país de origem do mesmo, atente-se para alguns detalhes que podem evitar perda de tempo em blitzes e problemas com a fiscalização de trânsito do país vizinho: 

  1. Inclua em seu checklist de acessórios de segurança alguns metros de corda, cambão, pelo menos dois triângulos (um para cada lateral do veículo) e caso esteja viajando com um veículo longo, como um motorhome por exemplo, a instalação de faixas refletivas (como as que são instaladas em ônibus e caminhão aqui no Brasil). Existe um padrão de distanciamento para aplicação dessas faixas, e você pode verificar esse padrão no site da ANTT.
  2. Caso esteja rebocando algo ou tenha algum objeto ou equipamento instalado na parte de trás do veículo, verifique se o mesmo não ultrapassa o limite do para-choque do veículo. Caso o objeto se propague para além do limite do para-choque, será necessário instalar uma espécie de “expansor de para-choque” que evitaria que, em caso de colisão traseira, algo que está instalado na parte de trás do seu veículo seja atingido por outro veículo antes do para-choque. 

Atente-se também para a altura do para-choque em relação ao solo. Alguns veículos (ônibus e micro-ônibus principalmente) podem apresentar um para-choque instalado com altura em desacordo com as normas aceitas pelos países do Mercosul.

 

DOCUMENTAÇÃO DOS PASSAGEIROS

Para viajar tranquilamente pela Argentina e evitar qualquer perrengue, os viajantes podem utilizar RG Civil (não vale RG emitido por órgão militar como Exército, Marinha e Aeronáutica) ou Passaporte. Os documentos precisam estar dentro do prazo de validade e como sua entrada na Argentina vale por até 90 dias, a data de validade dos documentos precisar ser maior que 90 dias, se estiverem próximas do vencimento sua entrada será negada.
No caso do RG, mesmo que dentro do prazo de 10 anos, caso você tenha mudado muito sua fisionomia desde que emitiu o documento, sugerimos que você faça um novo RG antes de tentar cruzar a fronteira. 

Por ser parte do Mercosul, a Argentina não exige visto para brasileiro, mas sim a apresentação de documentos, já mencionada. Embora não seja uma exigência neste momento atual, é sempre importante considerar a contratação de um Seguro Viagem.  Embora, neste momento, também não esteja sendo cobrado a comprovação das vacinas, é sempre bom estar com a vacinação completa em dia e ter os comprovantes. Não apenas as do Covid, mas também a da Febre Amarela, uma vacina que costuma ser exigida nos países do Mercosul. 

Se sua viagem inclui passageiros menores de 18 anos, é importante que o mesmo esteja acompanhado de ambos os pais, o que possua autorização de viagem internacional, feita em duas vias originais com a firma dos pais ausentes reconhecidas em cartório. No caso do menor, antes mesmo de tentar fazer a entrada no país vizinho, será preciso fazer a saída no Brasil. Apenas com a autorização da P.F (Polícia Federal) o menor desacompanhado de um ou de ambos os pais será aceito no país vizinho.

 

VAI VIAJAR COM SEU PET? VEJA AS EXIGÊNCIAS

1 – DOCUMENTAÇÃO 

Para trânsito de cães e gatos entre países exige documento emitido pela autoridade veterinária do país de origem e aceito pelos países de destino, atestando as condições e o histórico de saúde do animal de estimação bem como o atendimento às exigências sanitárias do país de destino. No Brasil, os documentos utilizados para essa finalidade são o CVI (Certificado Veterinário Internacional) e o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos, que são expedidos por Auditores Fiscais Federais Agropecuários das unidades de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO).

2 – CERTIFICADO VETERINÁRIO INTERNACIONAL

Para emitir o CVI (Certificado Veterinário Internacional) é preciso antes marcar uma consulta com seu veterinário de confiança, pois é com ele que você vai obter os dados necessários para solicitar o CVI posteriormente no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

3 – PASSAPORTE

O Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos não é obrigatório para a entrada na Argentina, é uma opção, que serve para viagens de até 60 dias. No caso da Argentina, este documento é aceito, desde que acompanhado do CVI.

Ao contrário do CVI, que precisa ter a sua emissão feita a cada nova viagem que você faça ao lado do seu pet, o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos só precisa ser emitido uma única vez. Após emitido, você só precisa revalidar o documento a cada nova viagem. 

Mesmo sendo uma modalidade facultativa e com poucos países optantes, o passaporte é gratuito e facilita bastante na hora de realizar uma viagem pois terá todos os registros veterinários do seu pet de forma integrada. 

Para emitir o Passaporte de Trânsito de Cães e Gatos, você deve ir a um Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) mais próximo.

 

COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE INICIAR A VIAGEM:

1 – FAÇA CÂMBIO ANTES DE CRUZAR A FRONTEIRA

Muitas rodovias na Argentina são concessionadas e pedagiadas e nos pedágios, você precisará de Pesos Argentinos. Alguns pedágios até aceitam Dólar Americano como moeda, porém, é preciso estar com o valor exato já que eles não devolvem troco. Além disso, para as cidades seguintes à fronteira, você precisará de Pesos Argentinos para basicamente tudo que for consumir, incluindo o combustível.

Pagar com cartão de crédito na Argentina não é muito vantajoso, ainda que o câmbio oficial do Peso Argentino receba uma correção do Governo Argentino em relação ao Real brasileiro, que volta como crédito na fatura do seu cartão. Além disso, quando você usa cartão fora do Brasil, esse gasto é acrescido da famigerada taxa do I.O.F, o que pode aumentar significativamente seu gasto no exterior.

Caso você não se sinta segura em viajar com muito dinheiro em espécie, uma opção é fazer depósitos em empresas de remessa internacional de valores, como a Western Union, por exemplo. Mas lembre-se, promova o saque desses valores sempre que puder, e preferencialmente nas cidades grandes e mais populosas onde geralmente há mais garantia de que o representante da Western Union terá dinheiro em caixa para efetivar seu saque. Já ouvimos diversos relatos de viajantes que tiveram que esperar mais de um dia para conseguir sacar valores em cidades pequenas.

2- TENHA NOÇÃO DE SUA AUTONOMIA DE COMBUSTÍVEL E ABASTEÇA SEMPRE QUE HOUVER OPORTUNIDADE

As rodovias na Argentina são conhecidas por suas retas intermináveis e também pela longa distância entre seus perímetros urbanos. Mesmo que julgue não ser preciso, complete seu tanque de combustível sempre que tiver oportunidade. É provável que você tenha que transitar por trechos de até mais de 200km sem que haja um único posto de serviço pelo caminho. 

Tenha em mente também que, em regiões com condições de ventos muito fortes, como na região da Patagônia, é possível que o consumo de combustível de seu veículo aumente significativamente. 

3 – GASOLINA NÃO É GASOLINA NA ARGENTINA E ETANOL NÃO EXISTE…

Quando for abastecer na Argentina, lembre-se que existe uma pequena, mas importante, diferença entre palavras em português e espanhol. Na Argentina, a palavra “gasolina” soa muito parecido com a palavra “gasoil” que significa óleo diesel. Se quiser pedir por gasolina, opte por utilizar a palavra “nafta”.

Etanol não é comercializado como opção de combustível na Argentina, e a gasolina, você encontrará de 3 tipos: 

  • Comum, de 86 octanas.
  • Super, de 91 octanas.
  • Podium ou Premium, com mais de 100 octanas.

A “super” é a que possui octanagem semelhante a encontrada no Brasil

Quanto ao diesel, a nomenclatura pode mudar a depender que qual bandeira de postos você estará utilizando para abastecer. A bandeira de postos mais presente na Argentina é a YPF, equivalente à Petrobras no Brasil.  Na bandeira YPF, é possível encontrar até 3 tipos de diesel, a depender de em qual região da Argentina você estará. 

  • YPF Diesel 500 Gasoil Grado 2 – 500 ppm enxofre
  • YPF Diesel 800 Gasoil Grado 2 – 800 ppm enxofre
  • YPF Ultra Diesel 1500 – 1500 ppm enxofre.

Se seu veículo utiliza diesel do tipo S10 no Brasil, você poderá utilizar para abastecer na Argentina o diesel de grado 3, que na YPF é chamado de Ultra, mas que você pode encontrar em postos de outra bandeira como “Euro Diesel”, “Podium” ou ainda como “Ínfima”.

4 -CUIDADO COM O QUE LEVA NA BAGAGEM

Quando a viagem vai durar muitos dias ou meses, é comum que a gente pense em incluir algum tipo de comida “brasileira” na mala, só pra quando bater aquela saudade do Brasil. Mas não caia nesta tentação. A Argentina, assim como a maioria dos países no mundo, proíbe a entrada de sementes, vegetais, ovos e carne in natura por suas fronteiras. Apenas comida industrializada passa, e mesmo assim, somente as que estiverem lacradas em suas embalagens originais. Essa fiscalização, inclusive, você encontrará em quase todas as divisas de província na Argentina.

Portanto, lembre-se de consumir toda a comida que tiver dentro do veículo ou motorhome antes de cruzar as divisas do país ou as das províncias da Argentina. Geralmente, os fiscais simplesmente apreendem sua comida, mas a depender da quantidade, isso pode até gerar complicações legais.

5 – O PADRÃO DE TOMADAS NA ARGENTINA NÃO É O MESMO DO BRASIL

Mesmo que, viajando de carro, você tenha tudo que precisa para recarregar seus dispositivos sem depender dos argentinos, não custa lembrar que a Argentina adotou um padrão de tomada quase que único, que é de 3 pinos, com dois retos cruzados (às vezes ficando esses dois só), o que faz com que seja obrigatório procurar um adaptador. A voltagem é 220v em praticamente todo o país, mas sempre vale a pena consultar antes de conectar, pois tem muita edificação velha que ainda tem tomadas 110v.

É comum encontrar lojas de ferragens onde você possa comprar um adaptador nas cidades mais populosas, mas sugerimos que você procure um antes da sua viagem para não perder tempo com isso. No Brasil, é comum encontrar esse adaptador como a antiga tomada que se utilizava para o ar condicionado (por ser 220v).

MELHOR ÉPOCA DO ANO PARA VIAJAR PELA ARGENTINA

O país do tango e do vinho possui uma extensão geográfica enorme no sentido norte – sul. Isso faz com que seja possível encontrar todos os climas possíveis a depender de em que época e região você esteja visitando o país. 

A Argentina pode atingir, na mesma época, temperaturas de 30°C no norte, perto da Bolívia; e -5°C em Ushuaia, a cidade mais ao sul do mundo.

A alta temporada para os turistas brasileiros costuma ser no inverno, entre os meses de maio/junho até agosto, quando é possível praticar os esportes de inverno aproveitando a neve de Bariloche ou Las Leñas. Porém, viajar de carro pela região sul da Argentina nesta época do ano não é uma tarefa fácil para os amadores. Os ventos patagônicos podem atingir até 100 km/h nas estradas do sul, o que muitos viajantes aventureiros consideram arriscado. 

O verão é uma boa época para conhecer o litoral ou para evitar o frio extremo na parte sul do país. Embora as praias na Argentina não sejam tão famosas e charmosas quanto algumas brasileiras, elas têm muitas festas e o clima é bem agradável. Mas se sua ideia é viajar pelo norte do país, o verão argentino reserva temperaturas extremas, que combinadas com a elevação de altitude de algumas regiões do noroeste do país, como Salta e Jujuy, podem proporcionar uma experiência “sufocante”. 

Em resumo, entre o outono e a primavera, você encontra condições mais amenas, tanto para o calor quanto para o frio, o que permite aos viajantes cruzar o país de norte a sul sem que se sinta uma mudança de clima tão brusca.

Viajando para Puerto Iguazú de carro

Vai viajar para Foz do Iguaçu de carro e aproveitar para ir para Puerto Iguazú, na Argentina? Aproveite o que a Loumar tem para te oferecer, veja os benefícios:

1 – Corredor exclusivo com vans de turismo privativo – com alguém dirigindo, você aproveita a noite para beber os melhores vinhos do mundo;

2 – Carta-verde;

3 – Indicação dos melhores roteiros e locais para visitar na Argentina com a ajuda dos Especialistas em Foz;

4 – Parcelamento dos atrativos locais com até 12 vezes sem juros (a depender da época do ano escolhida)

5 – E muito mais!

Chame agora os Especialistas em turismo em Foz do Iguaçu pelo WhatsApp (45) 3521 4001