DICAS PARA TIRAR BOAS FOTOS COM O CELULAR

Previous
Next

Imagine a cena: você acabou de chegar de viagem. Depois de descansar um pouco, começa a olhar os presentes que comprou… Desarruma as malas e finalmente abre o álbum no celular para relembrar das fotos.

Olha a primeira, segunda… Desliza o dedo para ver as outras e repara que algumas poderiam ter ficado melhores. Uma manchinha aqui, um dedo que escapou na lente alí: “Poutz! Se não tivesse isso, teria ficado perfeito”.

Isso é mais comum do que imagina, mas queremos te ajudar a fazer imagens ainda mais legais das suas viagens. E para isso, convidamos o nosso fotógrafo Rafael Guimarães. O autor daquelas fotos lindas que estão no nosso site, Facebook, Instagram… Estamos falando com um especialista, então não perca nenhum segundo desses conselhos.

Entendemos que nem todo mundo tem câmera fotográfica e com o tempo o celular foi ocupando esse lugar por ser prático de carregar e fácil de usar. Por isso são dicas práticas para quem faz cliques com o celular.

https://youtu.be/fOiJvy3RISI

E na íntegra, tudo explicadinho aqui pra você:

1 – REGRA DOS TERÇOS

O que é essa regra? São linhas horizontais e verticais que formam esses 4 pontinhos na tela. A tela fica dividida em vários blocos de 3 partes.

Eles servem para você posicionar melhor o que deseja fotografar. Se for uma pessoa, imagem ela em um desses pontos. Ao invés de centralizar o seu objeto no meio da tela, faça imagens mais criativas sem deixar de valorizar o ambiente.

Essa grade tem em todos os celulares. Se não estiver aparecendo no seu, é só dar uma olhada nas configurações.

linha-horizonte2

2 – SEMPRE LIMPE A LENTE ANTES DE FOTOGRAFAR

Antes de fazer a sua foto, dê uma limpadinha na tela. Ficamos o tempo todo com o celular nas mãos, deixando marcas na tela e na lente. Você vem pra Foz se prepara para tirar aquela foto com um dia lindo de sol nas cataratas e a imagem fica embaçada ou com o risco da luz do sol. Geralmente isso é causado pela sujeira na lente. Uma boa limpeza na lente há de resolver.

ANTES

lente suja

DEPOIS

lente limpa

3 – USE A LUZ AO SEU FAVOR

Vai fotografar em um dia de muito sol? Use essa luz ao seu favor!

Quando fotografamos contra o sol, nosso rosto fica mais escuro e o fundo muito claro… Procure ficar meio corpo, nem de costas e nem encarando o sol.

CONTA A LUZ

contraluz

USANDO A LUZ AO SEU FAVOR

luz

4 –  ÂNGULO

O ângulo vai definir o que ficará em evidência na imagem. Às vezes com um passinho pra trás ou pra frente, já é possível fazer um enquadramento bem legal.

Quando estiver nas Cataratas, por exemplo, e quiser fotografar só as quedas, todo o restante não precisa aparecer na imagem… Outro exemplo legal também é na hora de fotografar as crianças. Fotos tiradas de cima pra baixo, podem passar aquela impressão de superioridade. Que tal agachar e fazer um clique de frente pra elas?

Existem várias tipos de ângulos, busque o mais criativo. É você quem está criando aquela imagem :)

5 – NÃO USE ZOOM (ou pelo menos evite)

Mas, por que não? O zoom de boa parte dos celulares é digital ou seja é um ‘fake zoom’, ele amplia a imagem digitalmente fazendo com que haja perda da qualidade na imagem. Caso seja possível, se aproxime do assunto a ser fotografado, use o zoom só em casos extremos.

zoom

DICA EXTRA I: MANTENHA DESATIVADO OS EFEITOS DA CÂMERA

Alguns modelos de celulares oferecem alguns modos de filtro que você ativa quando tira a foto, o problema que isso pode fazer com que sua foto fique artificial demais como se fossem pinturas, sabe? hahaha

O ideal é desativar esses modos e realizar a edição posteriormente para que não haja perca na qualidade das imagens.

DICA EXTRA II: Google fotos (não é dica de foto, mas sim de armazenamento, para quem tem pouco espaço no celular).

O aplicativo permite que você “guarde” as suas imagens na nuvem gratuitamente. Todos os dias depois do passeio, conecte-se à internet e faça o backup. Depois é só liberar espaço no celular para as novas fotos! :D

Pronto para fotografar o próximo passeio? Que essas dicas te ajudem a compor imagens ainda mais criativas!

Se você também curtiu o vídeo, não deixe de se inscrever no nosso canal… Isso nos ajuda a continuar crescendo e a criar conteúdos legais pra quem ama viajar!

canal-youtube-loumar

Fotógrafo profissional em Foz do Iguaçu