Confira tudo sobre o bloqueio da Anatel

Previous
Next

O bloqueio da Anatel a celulares piratas, assunto que era disseminado desde 2012 nas redes sociais, já era considerado uma lenda quando finalmente no início de 2018 a ANATEL deu início ao processo. Porém, o que era pra acontecer de uma só vez, acabou recebendo um cronograma que transformou o que seria um apagão num processo gradual muito parecido com o que acontece com o sinal analógico de TV hoje em dia.

Caso tenha comprado um celular no Paraguai, confira se ele vai cair no bloqueio da Anatel
Caso tenha comprado um celular no Paraguai, confira se ele vai cair no bloqueio da Anatel | Foto: Pexels

Quando os primeiros celulares (piratas) do estado de Goiás e do Distrito Federal (primeira região do cronograma) começaram a ser afetados pela nova regulamentação o assunto voltou à tona com toda força e uma enxurrada de desinformação tomou conta novamente das redes sociais deixando em pânico pessoas que adquiriram recentemente celulares importados e pessoas que tinham planos de fazer isso nos próximos meses.

Mas afinal de contas, o que são os ditos celulares piratas ou irregulares a que sofrerá o bloqueio da Anatel?

A definição para celular pirata ou irregular não mudou desde o primeiro anúncio lá em 2012, mas nem todo mundo se atentou a essa parte da notícia, então vamos relembrar:

Celular pirata ou irregular é aquele aparelho cujo número IMEI não está registrado no banco de dados da GSMA, associação global de operadoras móveis. O número IMEI funciona como uma impressão digital, cada número é único e assim que o aparelho é enviado ao mercado esse número é registrado na IMEI DB (International Mobile Equipment Identity Database), um banco de dados internacional onde constam todos os números de IMEI dos aparelhos fabricados pelas empresas associadas a GSMA. O acesso ao IMEI DB é restrito, apenas para fabricantes, operadoras e agências reguladoras.

A Anatel disponibiliza em seu site uma consulta onde é possível verificar a situação do IMEI de qualquer aparelho.

Para consultar seu IMEI clique aqui.

Agora que já definimos o que é celular pirata e irregular fica fácil entender que, nenhum aparelho das grandes fabricantes (leia-se LG, Samsung, Motorola, Lenovo, Apple, Xiaomi, Asus, Huawei e outras tantas) não serão afetados por essa regulamentação, independentemente de em que país você os tenha adquirido.

E se a marca/modelo do celular estiver
na lista dos piratas e irregulares?

Mesmo que seu celular seja um dos ditos piratas e/ou irregulares, se você habilitou uma nova linha nele antes do período em que a nova regulamentação entrou ou entrará em vigência em sua região, nada muda. A regulamentação da Anatel vale apenas para novas habilitações de linha nos respectivos aparelhos.

Para saber qual é o cronograma de bloqueios e as respectivas regiões, verifique na publicação oficial da Anatel clicando neste link.

Pronto, agora você já pode retomar seus planos de viagem para Foz e pode colocar na lista de compras aquele smartphone lançamento que todo mundo está comentando.

Veja se vale a pena comprar iPhone no Paraguai.
Youtube Loumar